A Academia de Sciencias Juridicas e a tomada do convento dos Franciscanos na Cidade de São Paulo

Autores

  • Gabriel Antunes de Araujo
  • Monica Cencic

Palavras-chave:

Filologia, Faculdade de Direito, Convento de São Francisco, Século XIX, História.

Resumo

Neste texto, apresentamos um grupo de manuscritos que revela detalhes da negociação que levou à cessão do edifício do Convento dos Franciscanos, no ano de 1828, à Academia de Sciencias Juridicas de São Paulo, atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Os manuscritos, datados de 1827 e 1828, documentam o processo de escolha do edifício, a comunicação entre o então diretor da Academia (José Arouche de Toledo Rendon), a Secretaria dos Negócios do Império e os representantes franciscanos, bem como os conflitos dessa relação. Pretendemos mostrar, através da análise dos manuscritos, que a entrega do Convento dos Franciscanos ao Curso Jurídico em 1828 constituiu-se mais em uma tomada do edifício do que uma simples cessão voluntária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ADORNO, Sérgio. Os aprendizes do poder: o bacharelismo na política brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

ARAUJO, Gabriel Antunes de et al. Alguns manuscritos do século XIX da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Cosmica, n. 37, 143-79, 2007.

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Glossário das espécies documentais. In: ARRUDA, José Jobson de Andrade (Coord.). Documentos manuscritos avulsos da Capitania de São Paulo (1644-1830). Catálogo 1. São Paulo: Imprensa Oficial/ FAPESP, 2000.

______. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial do Estado, 2002.

CAMBRAIA, César Nardelli. Subsídios para uma proposta de normas de edição de textos antigos para estudos linguísticos. In: RODRIGUES, Ângela et al. I Seminário de Filologia e Língua Portuguesa, 13-23. São Paulo: Humanitas, 1999.

CAMPOS, Ernesto de Souza. História da Universidade de São Paulo. São Paulo: Saraiva, 1954.

CENCIC, Monica Aparecida. Documentos Manuscritos da Faculdade de Direito da USP 1827-1829. 2009. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo.

LEME, Pedro Taques de Almeida Paes. Informação sobre as minas de São Paulo e a expulsão dos jesuítas do Collegio de São Paulo. São Paulo: Companhia Melhoramentos de São Paulo, s.d.

MARTINS, Ana Luiza; BARBUY, Heloisa. Arcadas: história da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. São Paulo: Melhoramentos/ Alternativa, 1999.

NOGUEIRA, José Luís de Almeida. A Academia de São Paulo: tradições e reminiscências. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1977. v. 1.

OLIVEIRA, Marilza. Interface Linguística Histórica e Filologia. In: HERNANDES, Maria Célia Lima (Org.). Domínios da Linguagem V. São Paulo: Plêiade, 2005.

RÖWER, Frei Basílio. Páginas de História Franciscana no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1941.

SPINA, Segismundo. Introdução à edótica. São Paulo: Cultrix/ USP, 1977.

VAMPRÉ, Spencer. Memórias para a História da Academia de São Paulo. São Paulo: Editora Instituto Nacional do Livro, 1977.

VENÂNCIO FILHO, Alberto. Das Arcadas ao Bacharelismo. São Paulo: Perspectiva, 2004.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Contribuição às Memórias Acadêmicas

Como Citar

A Academia de Sciencias Juridicas e a tomada do convento dos Franciscanos na Cidade de São Paulo. (2009). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 104, 1017-1050. https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67887