As competições de julgamento simulado como instrumento de ensino jurídico: a experiência da atividade de cultura e extensão “atuação em sistemas regionais e globais de direitos humanos” da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Autores

  • Carolina Bonini Bianchini Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito
  • Letícia Machado Haertel Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v113i0p737-759

Palavras-chave:

Competições de julgamento simulado, Direito Internacional, Direitos Humanos, Ensino jurídico

Resumo

O presente trabalho visa a apresentar o papel das competições de julgamento simulado, i.e. Moot Court Competitions, na educação em Direito Internacional dos Direitos Humanos (“DIDH”). Para isso, apresentar-se-á a experiência da Atividade de Cultura e Extensão da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) “Atuação em Sistemas Regionais e Globais de Direitos Humanos”, a qual, além de promover o ensino do DIDH, envia anualmente competidores para três competições internacionais: a Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, a Price Media Law Moot Court Competition e a Nelson Mandela World Human Rights Moot Court Competition.

A fim de que se pudesse mensurar o impacto de tais competições no aprendizado e no desenvolvimento de habilidades dos alunos de graduação da FDUSP, foi aplicado um questionário a todos os estudantes que participaram de ao menos uma das competições oferecidas pelo grupo entre 2009 e 2017. No questionário, foi solicitado aos alunos que se autoavaliassem sobre diversas habilidades, antes e depois da participação nas competições. Dessa forma, o presente artigo apresenta os resultados da pesquisa empírica, concluindo pela efetividade das competições de julgamento simulado como instrumento de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Bonini Bianchini, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Graduanda em Direito na Universidade de São Paulo. Participante do grupo de estudos “Atuação em Sistemas Regionais e Globais de Direitos Humanos” desde 2015. Oradora na Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, recebendo o prêmio de melhor memorial em língua portuguesa.

  • Letícia Machado Haertel, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Graduanda em Direito na Universidade de São Paulo, com dupla graduação (Zertifikatstudium) na Ludwig Maximillians Universität München. Diretora do grupo de estudos “Atuação em Sistemas Regionais e Globais de Direitos Humanos”. Participante em todas as competições atualmente oferecidas (Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, Price Media Law Moot Court Competition, e Nelson Mandela Moot Court Competition, com destaque para a vitória nesta em 2015).

Referências

AMARAL JÚNIOR, Alberto do et al. O modelo de ensino participativo no Direito Internacional: relato de uma experiência. Revista Direito GV, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 632-647, 2016.

COLLINS JR., Edward J.; ROGOFF, Martin A. The use of an Interscholastic Moot Court Competition in the teaching of International Law. PS: Political Science & Politics, v. 24, n. 3, p. 516-520, Sept. 1991.

DORNELLES, João Ricardo W. et al. Boletim NDH 3, Rio de Janeiro, 2007.

GAUBATZ, John T. Moot Court in the Modern Law School. Journal of Legal Education, v. 31, n. 1/2, p. 87-107, 1981.

GERBER, Paula; CASTAN, Melissa. Practice meets theory: using Moots as a tool to teach Human Rights Law. Journal of Legal Education, v. 62, n. 2, p. 298-310, Nov. 2012.

GHIRARDI, José Garcez. O instante do encontro: questões fundamentais para o ensino jurídico. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KOZINSKI, Alex. In praise of Moot Court -- not! Columbia Law Review, New York, v. 97, n. 1, p. 178-197, 1997.

LIU, Michael Yiqiang et al. A guide to the Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition. Beijing: Chinese Initiative on International Criminal Justice, Feb. 2014. Disponível em: <https://www.ilsa.org/jessup/jessup15/Jessup%20Guide%20%28International%29%20.pdf>.

STURM, Susan; GUINIER, Lani. The Law School Matrix: reforming legal education in a culture of competition and conformity. Vanderbilt Law Review, Nashville, v. 60, n. 2, p. 515-553, 2007.

TANG, Yi Shin. Jessup [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 24 set. 2017.

VARGAS, Juny Montoya. Problem-based learning at LASOL. Bogotá: University of Los Andes, 2006. Disponível em: <https://web.stanford.edu/dept/law/lelac/Montoya.pdf>.

WHITE & CASE. Jessup Guide: using Jessup skills in your legal career. Disponível em: <http://events.whitecase.com/jessup/pdfs/Section5_JessupGuide_LegalSkills.pdf>. Acesso em: 1 abr. 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

Trabalhos Acadêmicos de Graduação

Como Citar

As competições de julgamento simulado como instrumento de ensino jurídico: a experiência da atividade de cultura e extensão “atuação em sistemas regionais e globais de direitos humanos” da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. (2018). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 113, 737-759. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v113i0p737-759