Para uma história da educação brasileira

Autores

  • Francisco da Gama Caeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551978000100003

Palavras-chave:

Brasil, Fonte de informação, História da educação, Método de pesquisa

Resumo

Incorporando ao acervo documental da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo cópias fotográficas de documentos referentes à educação brasileira, cujos originais se conservam em arquivos portugueses, o autor desenvolve considerações em torno da pesquisa histórico-pedagógica, no intuito de esclarecer questões de caráter teórico e prático que a esta são atinentes. Após salientar o muito que ainda se encontra por estudar nessa área da história pedagógica, dado o escasso conhecimento das fontes, o imperfeito levantamento bibliográfico e a deficiente organização dos acervos documentais, estabelece as bases para uma metodologia apropriada de pesquisa. Ocupa-se no comentário analítico e da apreciação histórico-pedagógica e, em sentido lato, cultural também, da documentação agora integrada ao referido acervo. Salienta em especial, o conjunto de textos inexplorados das teses do colégio jesuíta do Maranhão, o espistolário inédito de Frei Manuel do Cenáculo e a inda a documentação de natureza cultural, refletindo preocupações do Iluminismo e Regalismo da segunda metade de Setecentos, nomeadamente no que toca ao bispo de São Paulo, Frei Manuel da Ressureição e ao governador Morgado Mateus.

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Publicado

1978-06-01

Edição

Seção

Colaborações