É importante alfabetizar a criança na prés-escola?

Autores

  • Tizuko Morchida Kishimoto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551981000100002

Palavras-chave:

Pré-Escola, Alfabetização, Currículo, Carência Cultural, Carência Nutricional

Resumo

Atualmente, as instituições de educação infantil, em sua grande maioria, estão alfabetizando as crianças em torno de 6 anos de idade. Os motivos que levaram tais instituições à alfabetização precoce são: a necessidade de ganhar tempo para acompanhar a dinâmica da vida atual; a exigência das escolas de elite de imporem mini-vestibulares para a admissão das crianças no 1º. grau; a divulgação de experiências de aprendizagem precoce da leitura e da escrita realizadas em outros países e o apoio que certos especialistas oferecem às referidas experiências. Questionamos esta pressa em alfabetizar a criança a partir de uma teoria piagetiana e apontamos problemas mais relevantes, como as carências culturais e nutricionais que, a meu ver, merecem prioridade nos currículos de educação infantil.

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Publicado

1981-06-01

Edição

Seção

Colaborações