A sociologia na formação do professor de 1º. e 2º. Graus

Autores

  • Heloisa Dupas Penteado

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551982000200005

Palavras-chave:

Instituição, Democratização do Ensino, Reação, Relação Professor-Aluno, Instrumento, Sociologia

Resumo

O professor ao ouvir o discurso atual sobre a educação, atribuir os problemas existentes às entidades supra-individuais, encontrou para ineficácia do seu trabalho uma explicação fora de sua ação e para além dela. Assim, vítima que foi de violências, desatenções, desânimos, também foi acometido destes e cometeu aquelas. Ao longo desse processo chegou o momento de sua reação. Reação que se fez sentir sobretudo em torno das questões salariais, tocando muito de leve as questões pedagógicas; reação que também não foi referendada por outros extratos da população, incluindo-se aqui grande parte de pais de alunos, muitos deles pior remunerados que o próprio professor. É pois preciso reagir ou pressionar através do trabalho pedagógico. Para tanto, o professor precisa de instrumentos. Instrumentos que permitam explorar e conhecer os acidentes da estrada que liga grupos humanos de diferentes origens sociais que estão dentro da escola hoje. Esse instrumental pode, e deve, ser garantido a ele pelo ensino da sociologia, que, das ciências humanas, é a que tem por objeto de estudo a interação humana.

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Publicado

1982-12-01

Edição

Seção

Colaborações