Piaget e o ensino de ciências

Autores

  • Anna Maria Pessoa de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551983000100006

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino de Química, Piaget, Pesquisa em Ensino

Resumo

Na primeira parte do trabalho, procuramos ressaltar, através da análise de duas experiências por Inhelder e Piaget, no livro Da lógica da criança à lógica do adolescente, Algumas características do estágio de desenvolvimento intelectual concreto e formal, importantes para o ensino de Química. A primeira experiência procura mostrar as operações que intervêm na dissociação de fatores e a segunda estuda o raciocínio combinatório por meio da combinação de corpos químicos. Nas duas experiências, as operações lógicas são estudadas através da análise das falas das crianças e adolescentes. Na segunda parte, procuramos mostrar a diferença entre a pesquisa piagetiana e o professor em sala de aula. Levantamos as questões: os modelos conceituais dos adolescentes são coerentes com os modelos dos cientistas? Existe relação entre o aprendizado de um conteúdo e os níveis de desenvolvimento do pensamento definidas por Piaget? Para respondê-las analisamos duas pesquisas feitas, aqui no Brasil, em ensino de Física.

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Publicado

1983-12-01

Edição

Seção

Colaborações