O processo ensino-aprendizagem no curso de medicina

Autores

  • Marcos T. Masetto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551985000100005

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Relação Professor-Aluno, Interação, Papel do Professor

Resumo

Este artigo procura discutir três aspectos que, em geral, se encontram nos cursos de medicina: a predominância que se dá ao desenvolvimento da pesquisa e da assistência ou prestação de serviços, relegando-se para segundo plano o ensino da própria ciência, a não formação pedagógica da maioria absoluta do corpo docente das faculdades; uma relação entre professor e aluno, de forma dicotomizada, cada um responsável por uma função. Entrando no assunto, abordamos os seguintes itens: no processo de ensino-aprendizagem o aluno é o sujeito do processo, não apenas como um profissional que se capacita, mas como pessoa na sua globalidade que continua se educando. Este nosso aluno aprende uma atitude de interação com o professor, com os colegas, com a pesquisa, com os pacientes, com a sociedade; discutimos características de uma aprendizagem significativa e, ao final, nos perguntamos sobre o papel do professor nesse processo.

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Publicado

1985-12-01

Edição

Seção

Colaborações