O conceito de proporcionalidade

Autores

  • Adriano Rodrigues Ruiz
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551990000100005

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Formação de Conceito, Raciocínio Proporcional, Função Linear

Resumo

Neste trabalho testamos uma metodologia para o ensino de proporções, com ênfase na formação do conceito de proporcionalidade, levando em consideração o fato de que o raciocínio proporcional envolve uma estrutura de pensamento bastante complexa. Com essa preocupação, desenvolvemos as atividades de ensino, explorando situações manipulativas e utilizando conceitos que apresentam parentesco próximo com proporções. Isso possibilitou aos alunos compreender a inclusão dos dois pares de termos que constituem uma proporção nos conjuntos domínio e imagem da função linear, que é modelo de invariança das proporções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1990-12-01

Edição

Seção

Artigos