O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo: evidências do caso brasileiro

Autores

  • Marília Fonseca Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/rfe.v24i1.59613

Palavras-chave:

Cooperação do Banco Mund, Financiamento internacio, Banco Mundial e política educacio, Banco Mundial e políticas soci, Cooperação técnica internacio

Resumo

Observando-se a trajetória da cooperação do Banco Mundial com o setor educacional brasileiro ao longo de vinte anos, é perceptível que o Banco vem ampliando suas funções técnicas e financeiras, assumindo um papel cada vez mais político, mediante a formulação de políticas globais e setoriais, as quais tendem a influenciar a agenda dos países credenciados para seu financiamento. O que ressalta, na análise dos documentos políticos, é que os mesmos são respaldados por uma base ideológica e conceitual que imprime uma diretriz redutora e seletiva às políticas sociais dos países credenciados. Constitui objetivo deste estudo, ensejar uma visão sobre a realidade que envolve os projetos internacionais, permitindo que as decisões nesse campo levem mais em conta os resultados concretos da experiência do que a retórica que envolve os acordos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1998-01-01

Edição

Seção

Artigos