Contribuição ao estudo dos ramos arteriais e das raízes venosas, hilares e extrahilaies, em rins de caprinos (Capra hircus)

  • Vicente de Paulo Johnscher Guarenti Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Antonio Fernandes Filho Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, São Paulo, SP
Palavras-chave: Anatomia (caprinos), Rins, Artérias, Veias

Resumo

Foram examinados 30 pares de rins de caprinos, sem raça definida, machos, adultos, oriundos de várias regiões do estado de São Paulo. Os aludidos órgãos, retirados convenientemente da cavidade abdominal, sempre unidos aos tratos da aorta e da veia cava caudal, foram dissecados, depois de fixados em solução aquosa de formol a 10,0% durante 48 horas. Os resultados obtidos permitem chegar às seguintes conclusões: 1) na região hilar do rim direito identificam- se de cinco a quatorze e, no esquerdo, de seis a dezesseis ramos da A. renal; 2) na zona extrahilar do rim direito encontra-se de um a três e, no esquerdo, de um a quatro ramos de A. renal; 3) na região hilar do rim direito contam-se de três a oito e, no esquerdo, de três a sete raízes venosas; 4) na zona extrahilar do rim direito verifica-se de uma a três e, no esquerdo, de uma a quatro raízes venosas; 5) a análise estatística (coeficiente de correlação de Pearson) mostra correlação positiva entre o número de ramos arteriais e raízes venosas, localizados no hilo, seja para o rim direito, seja para o rim esquerdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1985-09-15
Como Citar
Guarenti, V. de P., & Fernandes Filho, A. (1985). Contribuição ao estudo dos ramos arteriais e das raízes venosas, hilares e extrahilaies, em rins de caprinos (Capra hircus). Revista Da Faculdade De Medicina Veterinária E Zootecnia Da Universidade De São Paulo, 22(2), 115-133. https://doi.org/10.11606/issn.2318-3659.v22i2p115-133
Seção
CIÊNCIAS BÁSICAS