Modificações histológicas do corpúsculo de Stannius durante o ciclo reprodutivo de machos e fêmeas de curimbatá, Prochilodus scrofa (Steinhachner, 1881) (Pisces, Cipriniformes)

Autores

  • Eduardo Cunha Farias Universidade de São Paulo, Instituto de Ciências Biomédicas, São Paulo, SP
  • Elza Ferreira Goldman Pinheiro Instituto de Pesca, São Paulo, SP
  • Agar Costa Alexandrino Instituto de Pesca, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-3659.v24i2p149-156

Palavras-chave:

histologia, peixes, tiroide, corpúsculos de Stannius, ciclo estral

Resumo

Corpúsculos de Stannius de 80 machos e 30 fêmeas adultas de curimbatá (Prochilodus scrofa) foram coletados para observação histológica durante os quatro estádios do ciclo reprodutivo (de repouso, de maturação, maduro e esgotado). O material foi fixado em liqüido de Bouin, incluído em parafina e corado pela hematoxilina e eosina e pelo método tricrômico de Mallory. Os resultados mostraram que, durante o estádio de repouso, há uniformidade do volume celular e nuclear das células principais do parênquima do corpúsculo de Stannius. Nos estádios de maturação e maduro, foi observada hipertrofia celular e nuclear e hiperplasia (mitoses) dessas células. No estádio esgotado, foi notada diminuição do volume celular e picnose no núcleo de algumas células parenquimatosas, sugerindo degeneração celular. Estas modificações histológicas dos corpúsculos pareceram ser mais conspícuas nos machos do que nas fêmeas. A interpretação dos dados histológicos indicou que houve, uma maior atividade do corpúsculo de Stannius, coincidindo com os períodos de maior atividade gonadal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1987-09-15

Edição

Seção

CIÊNCIAS BÁSICAS

Como Citar

Modificações histológicas do corpúsculo de Stannius durante o ciclo reprodutivo de machos e fêmeas de curimbatá, Prochilodus scrofa (Steinhachner, 1881) (Pisces, Cipriniformes). (1987). Revista Da Faculdade De Medicina Veterinária E Zootecnia Da Universidade De São Paulo, 24(2), 149-156. https://doi.org/10.11606/issn.2318-3659.v24i2p149-156