Análise documental das políticas públicas de incentivo às práticas físico-esportivas para pessoas com deficiência no Brasil: perspectivas para as Paralimpíadas Rio2016

Autores

  • Andresa Caravage Andrade EACH-USP Autor
  • Marco Bettine de Almeida EACH-USP Autor
  • Douglas Roque Andrade EACH-USP Autor
  • Carlos Bamdeira Monteiro EACH-USP Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4p106-127

Resumo

Este artigo visa por meio da análise documental compreender e refletir sobre as pessoas com deficiência dentro do contexto social, cultural e político da última década; enquanto perpassa documentos relacionados à pessoa com deficiência, saúde, esporte e lazer, tendo como pano de fundo as Paralimpíadas Rio – 2016. Com essas amarrações pretende-se contribuir para a reflexão sobre as políticas públicas para as pessoas com deficiência nestas e nas demais áreas; que estão sendo fortemente impulsionadas devido as Paralimpíadas, para que estas políticas se firmem como um legado a estas pessoas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andresa Caravage Andrade, EACH-USP
    Bacharel em Ciências da Atividade Física (2011) pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e Mestre em Terapia Ocupacional (2015) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua principalmente com promoção da saúde por meio da atividade física, com atividade física adaptada para pessoas com deficiência e com as políticas que envolvem os temas.
  • Marco Bettine de Almeida, EACH-USP
    Professor Livre Docente da Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política (USP). Professor do Programa de Pós-graduação de Ciências da Atividade Física (USP). Pós-Doutor em Sociologia do Esporte - Universidade do Porto - FADEUP. Tem estudos na área Interdisciplinar em Humanidades, ênfase em Sociologia do Esporte e do Lazer. Coordenador do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Sociologia do Esporte (PISE) e Vice-coordenador do LUDENS - Núcleo de Apoio à Pesquisa USP-SP.
  • Douglas Roque Andrade, EACH-USP
    graduação em Educação Física. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF - EACH-USP). É pesquisador colaborador do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS) e participa como assessor técnico científico do Programa Agita São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: atividade física e saúde, promoção da saúde, políticas públicas de atividade física e saúde, promoção da atividade física na comunidade, no ambiente de trabalho e da escola.
  • Carlos Bamdeira Monteiro, EACH-USP
    Professor na área de Atividade Física, Esporte Adaptados e Comportamento Motor do curso de Educação Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Atua principalmente nos seguintes temas: deficiência física, habilidades funcionais, mobilidade, função motora grossa, independência física, CIF (Classificação Internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde) e principalmente desenvolvimento e aplicação de tarefas computacionais e realidade virtual na reabilitação.

Downloads

Publicado

2014-06-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise documental das políticas públicas de incentivo às práticas físico-esportivas para pessoas com deficiência no Brasil: perspectivas para as Paralimpíadas Rio2016. (2014). Revista Gestão & Políticas Públicas, 4(1), 106-127. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4p106-127