Homofobia: um empreendimento político

Autores

  • Lauro Victor Nunes USP Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4p208-2018

Resumo

De acordo com o portal web da Autêntica Editora2, Daniel Borrillo é um ítalo-argentino radicado na França. Diplomado em Jurisprudência pela Universidade de Buenos Aires e professor de Direito na Universidade de Paris X – Nanterre, é pesquisador associado do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). Borrillo é especialista nas questões jurídicas internacionais referente às minorias étnicas e sociais. Foi responsável pelo “Manifesto pela igualdade de direitos”, documento responsável pela publicização da celebração do primeiro casamento gay da França, em 2004. 
Em “Homofobia: história e crítica de um preconceito”, o autor traça uma periodização da história da homossexualidade, da Grécia Antiga à atualidade. Considerando a pluralidade dos contextos históricos e sociais em que esteve emergida a questão da orientação sexual de indivíduos que se relacionam com pessoas do mesmo sexo, o autor enfatiza o papel da cultura na produção de um estigma secular de marginalização, “pecado” e “doença” associado aos homossexuais e, posteriormente, à população LGBT como um todo. Neste sentido, define a homofobia como um conceito fluído e polissêmico, que descreve estratégias políticas diferenciadas de produção e reprodução da exclusão social deste coletivo tido como minoritário. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lauro Victor Nunes, USP
    Bacharelando da carreira de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Downloads

Publicado

2014-06-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Homofobia: um empreendimento político. (2014). Revista Gestão & Políticas Públicas, 4(1), 208-2018. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4p208-2018