Orçamento por desempenho: uma análise sobre a relação entre o desempenho da Secretaria de Atenção da Saúde e os recursos orçamentários alocados em suas ações.

Autores

  • Márcia Grzybowski UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Rogério João Lunkes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maurício Vasconcellos Leão Lyrio Secretaria de Estado da Administração SC http://orcid.org/0000-0003-2024-5008

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v6p213-233

Palavras-chave:

Orçamento, Orçamento Baseado em Desempenho, Orçamento em Saúde Pública.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a alocação de recursos orçamentários nas ações funcionais programáticas da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), que faz parte do Ministério da Saúde do Poder Executivo Federal, com vistas de verificar se o desempenho da ação é considerado no momento de alocação de recursos. O estudo segue a linha de investigação conhecida como Performance-Based Budgeting (PBB) - Orçamento Baseado em Desempenho e utiliza estatística descritiva, organizando os dados quantitativos referentes aos resultados alcançados e recursos alocados nas ações funcionais programáticas coletadas dos relatórios de gestão da SAS, no período de 2010 a 2014. Os resultados evidenciaram que não houve relação entre a eficiência do programa e a alocação de recursos para o ano seguinte, o que vem de encontro às premissas do PBB, de que os recursos devem ser alocados conforme a eficiência dos programas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Grzybowski, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Graduanda em Ciências Contábeis.

Rogério João Lunkes, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Pós-Doutorado pela Universidad de Valëncia-Espanha (2011). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Controladoria e Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, controle e sistema de informações e instrumentos como, balanced scorecard e orçamento; além de estudos ambientais.

Maurício Vasconcellos Leão Lyrio, Secretaria de Estado da Administração SC

Doutor em Administração e Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Administrador na Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina, atualmente é Coordenador Técnico de Processos de Gestão e Sustentação do Poder Executivo Estadual. Possui experiência em implementação de sistemas de gestão e avaliação de desempenho, coordenação de projetos, docência e coordenação em cursos de graduação e Pós-Graduação. No âmbito acadêmico interagiu com diversos co-autores na publicação de mais de 50 artigos científicos em anais de eventos e periódicos nacionais e internacionais. Pesquisa temas relacionados à controladoria no setor público, com ênfase em planejamento e gestão estratégica, orçamento, accountability e transparência.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Grzybowski, M., Lunkes, R. J., & Lyrio, M. V. L. (2016). Orçamento por desempenho: uma análise sobre a relação entre o desempenho da Secretaria de Atenção da Saúde e os recursos orçamentários alocados em suas ações. Revista Gestão & Políticas Públicas, 6(2), 212-233. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v6p213-233

Edição

Seção

Artigos