A Influência da Gestão de Projetos no Gerenciamento e Controle da Qualidade de Obras do Programa Social “Minha Casa Minha Vida”

  • Dayane Priscila Bicalho FAVENI
Palavras-chave: Minha casa Minha vida, qualidade, gerenciamento.

Resumo

Lançado em 2009, o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), atual política habitacional do Governo Federal, vem desencadeando inúmeras reclamações sobre as moradias construídas  a respeito de patologias, sendo obras novas e recentemente habitadas. Dentro deste contexto, o presente estudo tem como  objetivo descrever o sistema de gerenciamento e controle da qualidade deste programa , analisando obras que sofreram algum tipo de patologia após a conclusão e obras que foram bem sucedidas, além das causas que apontem para ausência da prática do planejamento, , abordando os principais aspectos do gerenciamento no controle da qualidade de obras l. A metodologia deste trabalho é baseada na revisão bibliográfica de publicações com temas que englobam tópicos de gestão de projetos aplicados à execução de obras, de modo que visem garantir a compatibilidade dos projetos, procedimentos de execução, padrões para aceitabilidade, critérios para a escolha dos gestores visando garantir o atendimento dos padrões pré-estabelecidos de prazo, custo, qualidade e risco. Assim, foram discutidos, sob os aspectos anteriormente citados: os erros recorrentes e viciosos na elaboração e implementação de projetos de edificação que atendam ao PMCMV, o perfil adequado do gestor,e como este pode impactar em resultados positivos e negativos ao término da obra, bem como suas responsabilidades diante dos pré-requisitos necessários para a aceitação da obra sob a ótica de um correto gerenciamento de projeto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane Priscila Bicalho, FAVENI

O presente estudo tem como principal objetivo descrever o sistema de gerenciamento e controle da qualidade de obras do programa social Minha Casa Minha Vida, analisando obras que sofreram algum tipo de patologia após a conclusão e obras que foram bem sucedidas. Através dessa devida análise, foram abordados os principais fatores a serem seguidos numa gestão de projetos de forma a garantir a compatibilidade dos projetos, procedimentos, padrões de aceitabilidade, competência de profissionais e o controle da execução da obra atendendo-se a parâmetros pré-estabelecidos de prazo, custo, qualidade e risco. 

Publicado
2018-04-17
Como Citar
Bicalho, D. (2018). A Influência da Gestão de Projetos no Gerenciamento e Controle da Qualidade de Obras do Programa Social “Minha Casa Minha Vida”. Revista Gestão & Políticas Públicas, 7(1), 57-73. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/rgpp/article/view/133612
Seção
Artigos