A Efetividade do Programa de Aquisição de Alimentos como Política de Combate à Pobreza

Autores

  • Edir Vilmar Henig Universidade Federal de Mato Grosso Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v8p226-241

Palavras-chave:

Estado, Política Pública, Programa de aquisição de alimentos, Desigualdade, Pobreza

Resumo

O presente trabalho busca discutir brevemente as relações que o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar tem enquanto política pública no combater a fome, bem como à desigualdade e a pobreza. Para tanto analisamos a perspectiva da construção histórica da desigualdade e da pobreza no Brasil, as políticas públicas que são resultado das ações do Estado como objetivo de atender a população e posteriormente, colocamos em discussão o Programa de Aquisição de Alimentos enquanto política social que visa promover a agricultura familiar. Para tanto, usamos como referência autores e pesquisadores que possuem ampla experiência nesta discussão, além de utilizarmos legislação e dados oficiais para o embasamento do debate. Temos como consideração a se levar em conta, que a iniciativa do Programa de Aquisição de Alimentos é importante, mas que necessita sua desburocratização e maior iniciativa dos promotores da política.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edir Vilmar Henig, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutor em Território, Risco e Políticas Públicas pela Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal, desenvolveu estágio doutoral junto ao Istituto di Diritto Agrario Internazionale e Comparato, Firenze, Itália). Graduado em Administração estre em Politica Social pela Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Brasil.

Referências

Araújo, Tânia Bacelar (Coord.). (2010). Políticas de desenvolvimento territorial rural no Brasil: avanços e desafios. Brasília: IICA. (Série Desenvolvimento Rural Sustentável, v. 12).

Bobbio, Norberto., Matteuccio, Nicola., & Pasquino, Gianfranco. (1998). Dicionário de Política. Brasília: Editora Universidade de Brasília.

Carter, Miguel. (2010). Desigualdade social, democracia e reforma agrária no Brasil. Em Miguel Carter. Combatendo a desigualdade social: O MST e a reforma agrária no Brasil. São Paulo: Editora UNESP.

Cyntrão, Felipe Medeiros Corrêa. (2008). Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): uma comparação entre dois Estados do Brasil. Dissertação (Mestrado em Agronegócio)–Universidade de Brasília. Brasília.

Delgado, Nelson G. (20001). Política macroeconômica, ajuste externo e agricultura. Em Sérgio Leite. Políticas públicas e agricultura no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Delgado, Guilherme C., Conceição, Júnia C. P. R. do., & Oliveira, Jader J. de. (2005). Avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). Em Texto para discussão nº. 1145, IPEA. Brasília. Acessado em 12 de fevereiro de 2018, de: http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/TDs/td_1145.pdf

Ericeira, Alzira do C. C., Araújo, Aneide dos S., Pinto, Caroline C. (2011). Avaliação de políticas sociais: um meio do exercício da cidadania. Em Jornada de Políticas Públicas: Estado, desenvolvimento e crise do capital. Acessado em 12 de fevereiro de 2018, de: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2011/CdVjornada/JORNADA_EIXO_2011/DESIGUALDADES_SOCIAIS_E_POBREZA/AVALIACAO_DE_POLITICAS_SOCIAIS_UM_MEIO_DO_EXERCICIO_DA_CIDADANIA.pdf

Freitas, Leana Oliveira. (2010). Crescimento econômico, pobreza e mediação da política pública de Assistência Social em Mato Grosso. Em Erivã Garcia Velascos. Desigualdade, Questão Social e Serviço Social: Conhecimento e debate na realidade mato-grossense. Cuiabá: EdUFMT/FAPEMAT.

Heidemann, Francisco G. (2010). Do sonho do progresso às políticas de desenvolvimento. Em Heidemann, Francisco G., Salm, José Francisco. Políticas públicas e desenvolvimento: bases epistemológicas e modelos de análise. Editora Universidade de Brasília. Brasília.

IBGE. (2006). Censo Agropecuário. Acessado em 12 de fevereiro de 2018, de: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/51/agro_2006.pdf

Mattei, Lauro F. (2016). Programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar (PAA): antecedentes, concepções e concepções gerais do programa. In.: Sociedade e Desenvolvimento Rural. Acessado em 12 de fevereiro de 2017, de: http://www.inagrodf.com.br/revista/index.php/SDR/article/viewFile/20/22

Mendes, Ana Maria Coelho Pereira e cols. (2010). Políticas públicas, desenvolvimento e as transformações do Estado brasileiro. Em Christian Luiz daSilva., & José Edmilson de Souza-Lima. (Org.). Políticas públicas e indicadores para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Saraiva.

Nunes, Emanuel Márcio., Schneider, Sérgio., Matos Filho, João., Nunes, Kalianne Freire Godeiro., Aquino, Joacir Rufino de. (2015). Políticas Agrárias e Agrícolas no contexto do desenvolvimento do Nordeste: Evolução, Desafios e Perspectivas. Em Planejamento e Políticas Públicas, 44. IPEA.

Nunes, Patrícia Joia., Marjotta-Maistro, Marta Cristina. (2017). O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na comercialização de produtos agroecológicos do assentamento “Mário Lago”, Ribeirão Preto/SP. Revista Nera, 20(37), 129-153. Acessado em 12 de fevereiro de 2017, de: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/viewFile/4968/3858

Paula, Érika Karla Lucena de. (2012). Políticas públicas para agricultura familiar: uma avaliação sobre a correspondência do PAA e do PRONAF nos Territórios da Cidadania do Rio Grande do Norte – 2008 a 2010. Dissertação de Mestrado (Economia). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal.

Peraci, Adoniram Sanches; BITTENCOURT, Gilson Alceu. (2010). Agricultura familiar e os programas de garantia de preços no Brasil: o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Em José Graziano da Silva., Mauro Del Grossi., & Caio Galvão França (orgs.). Fome Zero – a experiência brasileira. Brasília: MDA.

Pereira, Potyara A. P. (2011). Necessidades Humanas: subsídios às críticas dos mínimos sociais. São Paulo: Cortez Editora.

Pereira, Potyara A. P., & bPereira, Camila Potyara. (2014). Desigualdades existentes e violações sociais ampliadas. Ser Social, 16(34), 13-29.

Pochmann, Marcio. (2003). Outra cidade é possível. São Paulo: Editora Cortez.

Salama, Pierre. (1995). Para uma nova compreensão da crise. En Emir, Sader., & Pablo Gentili. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Sant'anna, Marcia. (1995). Da cidade-monumento à cidade-documento: a trajetória da norma de preservação de áreas urbanas no Brasil (1937-1990). Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Federal da Bahia.

Santana, Cynara M., Belo, Diego C., & Pedlowski, Marcos. A. (2015). Os principais desafios para a institucionalização do PAA no Assentamento de Reforma Agrária no Norte Fluminense. Revista de Geografia Agrária, 10(20), 62-87.

Siqueira, Luana Souza. (2012). Desenvolvimento e pobreza: uma análise crítica. Temporalis, 12(24), 353-384.

Telles, Vera da Silva. (2006). Direitos Sociais: Afinal do que se trata? Belo Horizonte: Editora UFMG.

Tricher, Rozane Márcia., Froehlich, Elizangela., & Scheneider, Sérgio. (2011). Relações de produção e consumo: a aquisição de produtos da agricultura familiar para o Programa de Alimentação Escolar no município de Dois Irmãos (RS). Em Sérgio, Scheinder., & Marcio Gazolla. Os atores do desenvolvimento rural: perspectivas teóricas e práticas sociais. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Zimmermann, Silvia Aparecida., e Cols. (2014). Desenvolvimento territorial e políticas de enfrentamento da pobreza rural no Brasil. Em Revista de Geografia Agrária, 9(17), 540-573.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Efetividade do Programa de Aquisição de Alimentos como Política de Combate à Pobreza. (2018). Revista Gestão & Políticas Públicas, 8(2), 226-241. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v8p226-241