Homossexualidade, Segurança Pública e Violência: um estudo qualiquantitativo dos índices de violência letal a homens gays no estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v8p19-38Palavras-chave:
Hossexualidade, Segurança pública, Homofobia, Violência letal, Políticas públicasResumo
A população LGBTQI+ vivencia, ao longo da história, inúmeros estigmas sociais construídos em torno de suas orientações sexuais/identidades de gênero. O Brasil desponta como um dos países mais perigosos para sujeitos(as) cujas sexualidades e identidades de gênero destoam das consideradas hegemônicas. Nessa conjuntura, o presente artigo objetiva analisar os índices de violência letal a homens gays no Brasil e estado do Ceará, dos anos de 2013 a 2017. Partindo-se de uma abordagem qualiquantitativa e metodologia exploratória, utilizou-se da revisão narrativa de obras correlatas e da pesquisa documental tendo como fontes os relatórios anuais do Grupo Gay da Bahia. Notou-se que o número de homicídios de homens gays aumentou nos últimos anos no Brasil e no Ceará, tendo maior índice de mortis causa por uso de armas de fogo, vitimando, majoritariamente, jovens e adultos, proletários, brancos e pardos. Conclui-se a urgência por políticas públicas de segurança mais eficazes para a população LGBTQI+.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Gestão & Políticas Públicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A RG&PP segue o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
A RG&PP utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – plagiarismo (Crossref Similarity Check) nos artigos submetidos ao periódico.