Educação Visual e Políticas Públicas: uma construção imagética no vídeo Road Show Prefeitura de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rgpp.v8i1.157316

Palavras-chave:

Políticas públicas, Educação visual, Place marketing, Road show Prefeitura de São Paulo, Privatização

Resumo

Analisamos, neste texto, o Road Show Prefeitura de São Paulo, audiovisual publicado no Youtube e que foi apresentado durante a World Government Summit 2017, em Dubai. Esse vídeo constitui parte importante da instituição de uma política pública de desestatização de espaços e serviços públicos, elaborada pela municipalidade paulistana no ano de 2017, objetivando o place marketing (ou marketing de lugares) com a finalidade de conceder à iniciativa privada nacional e internacional um conjunto amplo de equipamentos urbanos públicos e de serviços como iluminação pública, planos funerários entre outros. O procedimento de análise do vídeo foi empreendido com o uso da semiótica peirceana e barthesiana a luz dos estudos de Ana Fani Alessandri Carlos e Henri Lefebvre, resultando na forja de uma educação visual que se dobra tanto nas imaginações espaciais quanto no uso e apropriação dos espaços públicos da cidade de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariah Boratto Peixoto dos Santos, Universidade de São Paulo

Graduanda em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Valéria Cazetta, Universidade de São Paulo

Geógrafa, mestre e doutoraem Geografia, pós-doutoradoem Didática da Geografia e Cartografia pela Universidad Politécnica de Madrid,Madri,Espanha, e pós-doutorado em educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.Coordena o Grupo de Pesquisa em Culturas Visuais e Experimentações Geográficas e éprofessora e orientadora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e na Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

Santos, M. B. P. dos, & Cazetta, V. (2018). Educação Visual e Políticas Públicas: uma construção imagética no vídeo Road Show Prefeitura de São Paulo. Revista Gestão & Políticas Públicas, 8(1), 94-111. https://doi.org/10.11606/rgpp.v8i1.157316

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)