Educação Visual e Políticas Públicas: uma construção imagética no vídeo Road Show Prefeitura de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v8p94-111Palavras-chave:
Políticas públicas, Educação visual, Place marketing, Road show Prefeitura de São Paulo, PrivatizaçãoResumo
Analisamos, neste texto, o Road Show Prefeitura de São Paulo, audiovisual publicado no Youtube e que foi apresentado durante a World Government Summit 2017, em Dubai. Esse vídeo constitui parte importante da instituição de uma política pública de desestatização de espaços e serviços públicos, elaborada pela municipalidade paulistana no ano de 2017, objetivando o place marketing (ou marketing de lugares) com a finalidade de conceder à iniciativa privada nacional e internacional um conjunto amplo de equipamentos urbanos públicos e de serviços como iluminação pública, planos funerários entre outros. O procedimento de análise do vídeo foi empreendido com o uso da semiótica peirceana e barthesiana a luz dos estudos de Ana Fani Alessandri Carlos e Henri Lefebvre, resultando na forja de uma educação visual que se dobra tanto nas imaginações espaciais quanto no uso e apropriação dos espaços públicos da cidade de São Paulo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Gestão & Políticas Públicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A RG&PP segue o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
A RG&PP utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – plagiarismo (Crossref Similarity Check) nos artigos submetidos ao periódico.