Educação Visual e Políticas Públicas: uma construção imagética no vídeo Road Show Prefeitura de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v8p94-111Palavras-chave:
Políticas públicas, Educação visual, Place marketing, Road show Prefeitura de São Paulo, PrivatizaçãoResumo
Analisamos, neste texto, o Road Show Prefeitura de São Paulo, audiovisual publicado no Youtube e que foi apresentado durante a World Government Summit 2017, em Dubai. Esse vídeo constitui parte importante da instituição de uma política pública de desestatização de espaços e serviços públicos, elaborada pela municipalidade paulistana no ano de 2017, objetivando o place marketing (ou marketing de lugares) com a finalidade de conceder à iniciativa privada nacional e internacional um conjunto amplo de equipamentos urbanos públicos e de serviços como iluminação pública, planos funerários entre outros. O procedimento de análise do vídeo foi empreendido com o uso da semiótica peirceana e barthesiana a luz dos estudos de Ana Fani Alessandri Carlos e Henri Lefebvre, resultando na forja de uma educação visual que se dobra tanto nas imaginações espaciais quanto no uso e apropriação dos espaços públicos da cidade de São Paulo.
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