América Latina: entre a descolonização e o reencantamento

Autores

  • Jorge Machado Universidade de São Paulo
  • Breno William Nascimento Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

DOI:

https://doi.org/10.11606/rgpp.v8i2.174715

Palavras-chave:

Descolonização, América Latina, Povos tradicionais, Reencantamento, Ancestralidade

Resumo

As marcas impressas por colonizadores europeus são vistas, ainda hoje, na terra, nas florestas, na carne, na pele, na subjetividade e na intelectualidade latino-americanas. Este ensaio acadêmico objetiva fazer um breve apontamento de autores, majoritariamente latino-americanos, que discutiram os impasses do colonialismo sobre a América Latina. O texto, inspirado nas cosmologias dos povos originários, propõe "que se plante, cultive e pratique a descolonização", através de um novo encantamento, o da ancestralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Machado, Universidade de São Paulo

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, especialista em de Estudos Avançados em Políticas Públicas e doutorado em Sociologia pela Universidade de Granada, Granada, Espanha, e pós-doutorado junto ao Departamento de Ciência Política da Universidade de Campinas, Campinas, SP, Brasil. É Professor-associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades  da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, sendo docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Participação Política e Mudança Social e do Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas. É um dos coordenadores do Co-Laboratório de Desenvolvimento e Participação da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Breno William Nascimento, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Graduado em Ciência e Tecnologia do Mar, pela Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, e graduando em Gestão de Políticas Públicas, pela Universidade de São Paulo, SP, São Paulo, SP, Brasil. Cursando Especialização em Cidades, Planejamento Urbano e Participação Popular pela Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Machado, J., & Nascimento, B. W. (2018). América Latina: entre a descolonização e o reencantamento. Revista Gestão & Políticas Públicas, 8(2), 205-214. https://doi.org/10.11606/rgpp.v8i2.174715

Edição

Seção

Ensaios