Turismo Cultural y Policy Network: caracterización del modelo de negocio en la comuna de Camarones, Región de Arica y Parinacota, Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v10p181-194

Palavras-chave:

Policy Network, Turismo Cultural, Modelo de Negócios, Canvas Business Model, Commune of Camarones - Chile

Resumo

O artigo expõe os resultados de uma pesquisa destinada a estudar a situação da atividade turística cultural a partir da perspectiva dos modelos de negócios da rede de empresas como membro da rede de políticas da comuna de Camarones, em tantos insumos para uma proposta de elaboração de políticas públicas dos governos locais. Para tais efeitos são expostas às distinções do turismo cultural, dos modelos de negócios, assim como sua relação com o Plano de Desenvolvimento Comunitário (Pladeco). A metodologia de pesquisa utilizada foi exploratória quantitativa e as categorias de análise foram construídas com base nas variáveis do Modelo de Negócio Tela, uma ferramenta de gestão estratégica que permite avaliar o desenho de um negócio em sua oferta, clientes, infra-estrutura e a situação financeira do negócio, a fim de observar as deficiências e analisar o valor entregue. Como resultado, foi possível estabelecer uma caracterização da rede de empresas que operam na comuna de Camarones, bem como uma avaliação geral do processo de concepção de modelos de negócios, em termos de turismo cultural. Finalmente, conclui-se que os fatores prioritários a serem desenvolvidos por das empresas de turismo da comuna são basicamente três: a. produto turístico cultural, b. associatividade da rede c. modelo empresarial associativo, aspectos que podem ser abordados na elaboração de futuros planos de desenvolvimento comunitário

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Acevedo-Mora, Universidad Europea del Atlántico

Licenciado en Administración de Empresas por la Universidad Arturo Prat, Iquique, Chile, posgraduado en Diseño, Gestión y Dirección de Proyectos por la Universidad Europea del Atlántico, Santander, España.

Referências

Andrade, José. (2000). Turismo. Fundamentos e dimensões. São Paulo: Ática.

Gagliardi, Clarissa (2015). O patrimônio cultural como atrativo turístico. En Netto y Ansarah. Produtos turísticos e novos segmentos de mercado. São Paulo: Manole.

Godoy, Iván (2019). La participación social en el proceso de elaboración de la Política Regional de Turismo de Arica y Parinacota 2012-2016, Revista Reforma y Democracia, 74.

INE (2002). Estadísticas sociales de los pueblos indígenas en Chile. CENSO 2002. Instituto Nacional de Estadísticas. Chile.

Köhler, André Fontan. (2014). Políticas Públicas de Cultura e Turismo: a transformação da cidade intramuros de York em precinto Urbano-turístico com alto grau de turistificação. Revista Gestão & Políticas Públicas, 4(1), 154-175. Accedido en 4 de Febrero de 2020, de: https://www.revistas.usp.br/rgpp/article/view/114320

Lourenço, Fábio., & Moreira, José M. (2014). A Lógica da Governance – Governação/Governança – nas Políticas Públicas de Turismo. Revista Gestão & Políticas Públicas, 4(1), 22-44. Accedido en 4 de Febrero de 2020, de: https://www.revistas.usp.br/rgpp/article/view/114309

Navarro, Diego. (2010): Imagen Turística Argentina. Política turística como política exterior. Mendoza, Editorial de la Universidad del Aconcagua.

OEA (1978). Metodologia de Inventario Turístico CICATUR/OEA. Organización de los Estados Americanos. Accedido en 4 de Febrero de 2020, de: https://turgeoyanedel.files.wordpress.com/2011/12/guia_metodologia_cicatur_modificada_rfs2011.pdf

OMT (1985). The state´s rolein protecting and promoting culture as a factor of tourism development and the Proper Use and Exploitation of the National Cultural Heritage of Sites and Monument for Tourism. Accedido en 4 de Febrero de 2020, de: https://www.e-unwto.org/doi/abs/10.18111/9789284409075

OMT (1995). UNWTO technical manual: Collection of Tourism Expenditure Statistics. Accedido en 4 de Febrero de 2020, de: https://www.e-unwto.org/doi/book/10.18111/9789284401062

Ortolano, Fabio. (2012). Turismo e Hospitalidade: um olhar para a juventude nas paradas do orgulho LGBT. Revista Gestão & Políticas Públicas, 2(2), 314-330. Accedido en 4 de Febrero de 2020, de: https://www.revistas.usp.br/rgpp/article/view/97866

Osterwalder, Alexander., & Peigner, Ives. (2009). Business Model Generation. Barcelona: Deusto.

Pladeco 2012-216 (2012) Plan de Desarrollo Comunal de Camarones. Camarones: RIMISP.

Silva, Alessandro,. & Sanchez, Thais. (2012). Participación Política y Políticas Públicas: Estudio sobre las consecuencias psicopolíticas del Turismo en Paranapiacaba - Santo André/Sao Paolo, Brasil. Revista MEC-EDUPAZ, II Marzo. Accedido en 4 de Febrero de 2020, de: https://repositorio.unam.mx/contenidos/26848

UNESCO. (1982). Conferencia mundial sobre las políticas culturales. Accedido en 4 de Febrero de 2020, de: https://culturalrights.net/descargas/drets_culturals400.pdf

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Acevedo-Mora, C. (2020). Turismo Cultural y Policy Network: caracterización del modelo de negocio en la comuna de Camarones, Región de Arica y Parinacota, Chile. Revista Gestão & Políticas Públicas, 10(2), 181-194. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v10p181-194

Edição

Seção

Artigos