Políticas Públicas no Ensino Superior: considerações sobre o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) no Estado do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.rgpp.2024.191531

Palavras-chave:

Educação, Estado, Políticas Públicas, Reforma Universitária, REUNI

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central analisar alguns aspectos do Programa de Apoio a planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) a partir da percepção de discentes no Estado do Rio de Janeiro. Além de bibliografia relacionada ao tema central -a expansão universitária no Brasil- os dados utilizados para a presente análise se originam a partir de entrevistas em profundidade e aplicação de questionários estruturados com discentes da Universidade Federal Fluminense (UFF) dos campis de Angra dos Reis (Instituto de Educação de Angra dos Reis – IEAR) e Campos dos Goytacazes (Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional – ESR). A partir da presente pesquisa foi possível observar que, apesar da importância central que o programa REUNI apresentou para a chamada “nova reforma universitária” no país, os principais beneficiados pelo programa pouco sabem acerca dos objetivos e ações do referido programa. Por esta razão, podemos afirmar que se trata de uma política pública que careceu de maior avaliação e, concomitantemente, melhor apresentação de seus objetivos entre seu público alvo e interessados.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Priscila Erminia Riscado, Universidade Federal Fluminense

    Bacharel em Ciências Sociais, mestra e doutora em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil. Professora Adjunta no curso de Políticas Públicas e líder do grupo de pesquisa “Bela, recatada e do lar: Núcleo sobre Gênero, Identidade e Feminismo- BELAS”, no Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense , Angra dos Reis, RJ, Brasil. 

Referências

Bourdieu, Pierre.; Passeron, Jean-Claude (2014). Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. 1 ed. Florianópolis: Editora UFSC.

Brasil. (2007, 24 de abr.). Decreto 6.096. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2007/decreto/d6096.htm

Charles, Christophe., & Verger, Jacques. (1996). História das universidades. EdUNESP.

Fávero, Maria de Lourdes de A. (2006). A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Revista Educar,28, 17-36.

Martins, Carlos Benedito. (2009). A Reforma Universitária de 1968 e a Abertura para o Ensino Superior Privado no Brasil. Revista Educação & Sociedade, 30(106), 15-35. http://www.cedes.unicamp.br

Mendonça, Ana Walesca. (2000). A universidade no Brasil. Revista Brasileira de Educação, 14, 131–150. https://doi.org/10.1590/S1413-24782000000200008

Reuni. (2010, 25 de mar.). O que é Reuni? Portal do MEC. http://reuni.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=25&Itemid=28.

UFF. (2017). Instituto de Educação de Angra dos Reis. http://www.iear.uff.br/

UFF. (2018). Polo Campos dos Goytacazes. http://www.pucg.uff.br/

Downloads

Publicado

2024-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Riscado, P. E. (2024). Políticas Públicas no Ensino Superior: considerações sobre o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) no Estado do Rio de Janeiro. Revista Gestão & Políticas Públicas, 14(2), 233-248. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.rgpp.2024.191531