Políticas Públicas, Factores Determinantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rgpp.v12i1.204271

Palavras-chave:

Amazônia, Gestão Ambiental, Poder, Políticas Públicas, Territorialidades

Resumo

Este texto é extraído de um documento resultante de pesquisas realizadas como parte dos programas de pesquisa Duramaz e Duramaz 2, graças ao financiamento da ANR (Agência Nacional de Pesquisa), que permitiu duas longas missões de pesquisa de campo em Parauapebas (Pará) em 2007 e 2014. O documento é inédito e disponível apenas em pdf no site de arquivo aberto do HalSHS, sob o título Et au milieu coule l'Igarapé gelado. Camponeses, cooperativa, município e vale em Parauapebas (Pará, Amazônia brasileira). É parte da primeira parte do texto "Um exemplo de desenvolvimento sustentável, a cooperativa de frutas Cooper", escrito por Évelyne Gauché, Guillaume Marchand, Neli Aparecida de Mello-Théry, Hervé Théry e Véronique Van Tilbeurgh, que participaram da primeira missão, com o apoio de Rovaine Ribeiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Neli Aparecida Mello-Théry, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    Professora Titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, onde foi coordenadora e docente do bacharelado de Gestão Ambiental. Foi docente nos Programas de Pós-Graduação em Geografia Humana e Ciência Ambiental; fundou e coordenou o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, SP, Brasil. Geógrafa pela Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil; mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil, e em Géographie et Pratique du Développement pela Université de Paris Ouest-Nanterre-La Defense, Paris, França. Doutorou-se em Geographie pela Université de Paris Ouest-Nanterre-La Defense, Paris, França, e em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil; obteve o título de Livre Docência em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo, e Livre Docente em Géographie (Habilitation a diriger des recherches) pela Université de Rennes 2, Rennes, França. Neli Aparecida de Melo-Théry faleceu dia 06 de abril de 2021 em Paris, França.

Referências

Aquino, Maria José. (2006). O Ferro e a “Canga”: disputas e parcerias na Conservação e Exploração Mineral em Carajás. III Encontro da ANPPAS, Brasília, 23 a 26 de maio.

Di Antoni, Giorgio. (2008). L’Amazonie globalisée: le programme pilote pour la conservation des forêts tropicales brésiliennes. Tese (Doutorado em Développement et Relations Internationales). Institut de Hautes Études Internationales et du Développement, Genebra.

Mancin, Rinaldo César. (2001). Edistado e sociedade na busca do desenvolvimento sustentável em projetos demonstrativos. Dissertação de mestrado. Universidade de Brasília.

Mello, Neli Aparecida de. (2002). Políticas públicas territoriais na Amazônia brasileira. Conflitos entre conservação ambiental e desenvolvimento, 1970-2000. Thèse de doctorat, Université Paris-X.

Mello, Neli Aparecida de. (2006). Políticas Territoriais na Amazônia. São Paulo: Annablume.

Downloads

Publicado

2022-08-21

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Políticas Públicas, Factores Determinantes. (2022). Revista Gestão & Políticas Públicas, 12(1), 1-19. https://doi.org/10.11606/rgpp.v12i1.204271