Turismo e Hospitalidade: um olhar para a juventude nas paradas do orgulho LGBT

Autores

  • Fábio Ortolano Universidade de São Paulo Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v2p314-330

Resumo

O presente trabalho aborda o turismo para juventude LGBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) durante as paradas do orgulho homossexual em São Paulo e Campinas, bem como a hospitalidade observada nos meios de hospedagem da capital. Organizamos 24 entrevistas realizadas entre 2008 e 2010, com jovens participantes, organizadores das paradas e com funcionários de hotéis, inferindo-as através da análise de discurso. O turismo e a hospitalidade, ainda que vistos positivamente, não têm respondido às expectativas que os associam às paradas LGBT. Aparecem como focos em potencial para o desenvolvimento de políticas públicas que versem sobre os direitos de jovens homossexuais.

Palavras-chave: Turismo, Hospitalidade, Juventude e Paradas LGBT

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fábio Ortolano, Universidade de São Paulo
    Mestrando em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo (USP) e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é pesquisador do grupo de estudos em Psicologia Política, Políticas Públicas e Multiculturalismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades e faz estágio no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve seus estudos a partir de temas como: movimentos sociais, participação política, sexualidade e gênero, direitos humanos, juventude e práticas discursivas. 

Downloads

Publicado

2012-12-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Turismo e Hospitalidade: um olhar para a juventude nas paradas do orgulho LGBT. (2012). Revista Gestão & Políticas Públicas, 2(2), 314-330. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v2p314-330