Políticas participativas e a nova literatura de análise de políticas públicas: Novos horizontes para agenda de pesquisa

Autores

  • Felipe Gonçalves Brasil Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho" Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v3p44-61

Palavras-chave:

Formulação de Políticas Públicas, Instituições Participativas, Políticas Públicas, Análise da Produção de Política.

Resumo

Da organização dos movimentos sociais no final da década de 1960 até a institucionalização da participação na Constituição de 1988 a agenda de pesquisa sobre as instituições participavas no Brasil não só se consolidou no cenário acadêmico como vêm crescendo e se diversificando nas últimas décadas. Com o objetivo de inserir a mais recente literatura do campo de políticas públicas nos estudos das instituições participativas, o presente trabalho parte do entendimento das políticas públicas como um campo epistemológico fronteiriço e multidisciplinar. Assim, é através da explanação de algumas de suas teorias e de modelos próprios de análise da formulação de políticas que se pretende mostrar novos horizontes para a agenda de pesquisa sobre as instituições participativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Felipe Gonçalves Brasil, Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho"
    Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, mestre e doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos - São Carlos, São Carlos, SP e professor Substituto no Departamento de Administração Pública da Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho", Araraquara, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-06-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Políticas participativas e a nova literatura de análise de políticas públicas: Novos horizontes para agenda de pesquisa. (2013). Revista Gestão & Políticas Públicas, 3(1), 44-61. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v3p44-61