Eichmann, o Racismo Institucional e as Políticas Públicas: reflexões sobre o PIMESP e outras políticas

Autores

  • Gislene Aparecida dos Santos Universidade de São Paulo Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v3p113-131

Palavras-chave:

Racismo Institucional, Políticas Públicas, Privilégio da Brancura, PIMESP, Banalidade do Mal.

Resumo

O artigo discute o que impediria que os decisores políticos e gestores públicos percebam o aspecto não democrático e a violência embutida em algumas propostas de políticas públicas voltadas ao grupo social negro. Tomando como ponto de partida uma reflexão sobre o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (PIMESP) e fazendo uso de conceitos como banalidade do mal, privilégio da brancura e racismo institucional, demonstra como as ações nas esferas pública e privada, ao ignorar os princípios da ética (não tratar seres humanos como coisas) e os valores democráticos (garantir a participaçao de todos os grupos sociais nas esferas de decisão), mantêm as hierarquias que impedem a mobilidade social dos negros e perpetuam a discriminação contra eles. Conclui que um dos objetivos mais importantes da gestão democrática deve ser a luta contra o racismo institucional e contra a coisificação dos seres humanos em nome da meritocracia, do produtivismo e da “eficiência”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gislene Aparecida dos Santos, Universidade de São Paulo
    Livre docente pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Filosofia (USP), especialização em Epistemologia da Psicologia e da Psicanálise (UNICAMP), Doutorado em Psicologia (USP), pós-doutorado pelo Kings College London (área de Estudos Portugueses e Brasileiros) e York University (Estudos sobre Brasil-Canadá). É professora da Universidade de São Paulo lecionando no curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, no Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito e no Programa de Pósgraduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. É pesquisadora do Diversitas-USP. Em suas publicações, orientações acadêmicas, projetos de pesquisa e extensão focaliza discussões sobre ética e direitos humanos, estudos críticos do direito, estudos pós-coloniais, fundamentos teóricos do multiculturalismo e das políticas de reconhecimento, inclusão, discriminação e racismo.

Downloads

Publicado

2013-06-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Eichmann, o Racismo Institucional e as Políticas Públicas: reflexões sobre o PIMESP e outras políticas. (2013). Revista Gestão & Políticas Públicas, 3(1), 113-131. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v3p113-131