Políticas Públicas de Educação no Brasil: possibilidades de emancipação?

Autores

  • Cecília Pescatore Alves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Cristiane Moreira Cobra Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v3p132-151

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação, História, Identidade, Emancipação.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de questionar as políticas públicas educacionais brasileiras na interface com a categoria identidade. A partir da compreensão de como a educação foi sendo tecida e ou (des) considerada ao longo de nossa história, pelo poder público, pretendese discutir a atual situação educacional no Brasil e as possibilidades de constituição de identidades em emancipação. A reflexão, a partir do estudo bibliográfico, possibilitou identificar que o projeto de educação, tecido ao longo da história brasileira tem sustentado a instituição escolar como mediadora de uma política de identidade que prioriza a colonização em detrimento da emancipação. Inauguramos o século vigente com novas definições de políticas educacionais cujos projetos de ensino não possuem significado que mobilize ações transformadoras, na medida em que, os fins são extrínsecos e retroalimentados por uma rede que envolve estratégias governamentais de desenvolvimento como os meios de comunicação de massa, as agências internacionais, e o mercado econômico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cecília Pescatore Alves, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Social e professora da Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
  • Cristiane Moreira Cobra, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Mestre em Ciências da Religião e doutorando em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade de São Paulo, Brasilç. Atualmente é professora da Universidade de Taubaté. Taubaté, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-06-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Alves, C. P., & Cobra, C. M. (2013). Políticas Públicas de Educação no Brasil: possibilidades de emancipação?. Revista Gestão & Políticas Públicas, 3(1), 132-151. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v3p132-151