Modelos Teóricos Explicativos Para Instituições Participativas: construção de um quadro conceitual

Autores

  • André Galindo da Costa Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Autor
  • Ursula Dias Peres Universidade de São Paulo Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4p1-21

Palavras-chave:

Instituições participativas, gestão pública participativa, democracia participativa, teorias explicativas, sociedade civil.

Resumo

Na década de 1980, junto ao processo de redemocratização, o Brasil desenvolveu diversos arranjos participativos. Estes arranjos se tornariam ainda mais marcantes no cenário político nacional entre as décadas de 1990 e 2000, passando a compor parte da estrutura da administração pública brasileira. Orçamentos participativos, conselhos
Artigo
Modelos Teóricos Explicativos Para Instituições Participativas: Construção de um Quadro Conceitual
Explanatory Theoretical M odels to Participatory Institutions: Building a Conceptual Framework 
Los modelos teóricos explicativos de las instituciones participativas: La construcción de un marco conceptual 
 
Galindo da Costa, André & Peres, Ursula Dias. RG&PP vol. 4(1): 1-21, 2014 2
de políticas públicas, planos diretores e audiências públicas são alguns exemplos de instâncias participativas nas diferentes esferas de governo. Cada um desses arranjos possui certa relevância para determinado processo político, sendo inovações criadas em governos para atender à crescente necessidade de abertura política da redemocratização. O artigo tem dois objetivos: O primeiro é apresentar a dinâmica histórico-social que influenciou o cenário de surgimento desses espaços participativos. Em segundo lugar, apresentar as teorias mais influentes na explicação dos fenômenos envolvidos nesse tipo de inovação democrática. Para tanto, o artigo destaca três modelos teóricos com potencial explicativo sobre as instituições participativas, os quais são: Teoria da Aprendizagem Social, Teoria da Estrutura de Oportunidade Política e Crítica à Teoria Normativa da Sociedade Civil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Galindo da Costa, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
    Possui graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Licenciado em Administração pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2011). Mestre em Ciências no Programa de pós-graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade e Finanças Públicas.
  • Ursula Dias Peres, Universidade de São Paulo
    Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1993), mestrado e doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2007). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão pública e controladoria do setor público. Atualmente é Professora Doutora da EACH/USP no Curso de Gestão de Políticas Públicas e nos Programas de Mestrado - Mudança Social e Participação Política e Gestão de Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2014-06-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Modelos Teóricos Explicativos Para Instituições Participativas: construção de um quadro conceitual. (2014). Revista Gestão & Políticas Públicas, 4(1), 1-21. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4p1-21