As Cooperativas de Catadores e o Lixo: fragmentos de um desamparo estrutural

Autores

  • Vinícius Ferreira Baptista Universidade do Estado do Rio de Janeiro Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v3p307-344

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de identificar e relativizar situações enfrentadas pelas cooperativas de catadores de materiais recicláveis, a partir das visões dos gestores das mesmas. Primeiramente, apresentamos uma breve conjuntura das organizações coletivas que atuam com a coleta seletiva. Em seguida, destacamos a metodologia destinada à coleta e analise dos dados. Posteriormente, apresentamos as situações enfrentadas pelas cooperativas, ao passo em que estabelecemos a análise dos dados coletados e destacamos interpretações sobre o tema. Situamos que as cooperativas trazem perspectivas e limites, em paralelo com as políticas públicas, de se mudar ou de se adaptar a coleta seletiva em qualquer empreendimento, não somente no Município do Rio de janeiro, onde a pesquisa de campo foi empreendida. Enfatizamos que temos as Políticas, Atores e Instituições. O desafio é o de organizar pessoas, interesses, vozes, problemas e soluções.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinícius Ferreira Baptista, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Administrador. Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisador do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (CCET/UNIRIO)

Downloads

Publicado

2013-12-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As Cooperativas de Catadores e o Lixo: fragmentos de um desamparo estrutural. (2013). Revista Gestão & Políticas Públicas, 3(2), 307-344. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v3p307-344