O Campo e o Laboratório na Ciência do Patrimônio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rgpp.v12i1.191342

Palavras-chave:

Ciência do Patrimônio, Cientista da Conservação, Campo, Laboratório, Território da Conservação

Resumo

Nesse trabalho discutimos como a ciência do patrimônio, entendida como a vertente de investigação que se utiliza de técnicas avançadas de análise das propriedades dos materiais que compõem os artefatos artístico-culturais, pode ampliar o alcance de sua capacidade de contribuir para a conservação do patrimônio cultural material com a incorporação de práticas de pesquisa de campo, muito comuns em outras áreas do saber. A observação atenta das feições dos espaços de conservação complementadas por depoimentos de atores locais, a caracterização das dinâmicas de uso e manutenção dos ambientes e das diferentes formas de interferências humanas nas propriedades que determinam a qualidade ambiental de tais contextos ou sua influência direta nos próprios artefatos são alguns dos elementos ponderados numa análise conduzida com base na nossa experiência empírica e com o auxílio de um repertório pessoal de imagens para ilustrar nossos argumentos.

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Biografia do Autor

  • Andrea Cavicchioli, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    Graduado em Química Industrial pela Universita Degli Studi di Milano, Milão, Itália,  mestre em Química Analítica Ambiental pela University of London, Londres, Reino Unido, e doutorado em Química pela Universidade de São Paulo, São Paulo Brasil. É professor associado da Universidade de São Paulo, atuando no curso de Gestão Ambiental e no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

  • Helene Mariko Ueno, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP, Brasil; mestra e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. É docente do bacharelado em Gestão Ambiental e no Progra de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Escola de Artes e Humanidades da Universidade de São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2022-08-21

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

O Campo e o Laboratório na Ciência do Patrimônio. (2022). Revista Gestão & Políticas Públicas, 12(1), 29-46. https://doi.org/10.11606/rgpp.v12i1.191342