Educação Crítica para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) no Ensino Superior: reflexões sobre conservação e manejo da biodiversidade e a cartografia temática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rgpp.v12i1.204621

Palavras-chave:

gestão pública ambiental, educação, sociobiodiversidade, saber ambiental, práticas pedagógicas

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões acerca da contribuição da educação crítica para o desenvolvimento sustentável (EDS) no ensino superior para apoio à agenda de conservação e manejo da biodiversidade brasileira, apontando a riqueza da cartografia temática para seu entendimento. Inspirado no potencial transformador do descortinar de mundos da combinação da troca dialógica de saberes e das capacidades tecnológicas do planejamento ambiental e da gestão territorial, ele traz reflexões sobre a importância do desenvolvimento das competências específicas e transversais para o desempenho bem-sucedido da conservação.

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Biografia do Autor

  • Heloisa de Camargo Tozato, Universidade de São Paulo

    Bióloga pela Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, e pela l’Ecole Doctorale Sciences Humaines et Sociales de l’Université de Rennes 2 - Doctorat en Géographie, Rennes, França. Atualmente é pós-doutoranda e Pesquisadora do Grupo de pesquisas em Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados e docente no Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, pelo Programa de Atração e Retenção de Talentos da USP.

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Publicado

2022-08-21

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Educação Crítica para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) no Ensino Superior: reflexões sobre conservação e manejo da biodiversidade e a cartografia temática. (2022). Revista Gestão & Políticas Públicas, 12(1), 146-160. https://doi.org/10.11606/rgpp.v12i1.204621