A influência dos ativos intangíveis na criação de valor de empresas norte-americanas do setor de serviços ao consumidor

Autores

  • Erica Sumoyama Braune Universidade Presbiteriana Mackenzie Autor
  • Juliana Albuquerque Saliba Universidade Presbiteriana Mackenzie Autor
  • Leonardo Fernando Cruz Basso Universidade Presbiteriana Mackenzie Autor
  • Herbert Kimura Universidade Presbiteriana Mackenzie Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v1p34-49

Resumo

As empresas estão focando nos ativos intangíveis com a intenção de obter vantagem competitiva, no entanto, não há uma forma sistemática de calculá-los. Gu e Lev (2003) propõem um modelo de mensuração dos ativos intangíveis, onde o desempenho econômico da empresa é gerado por ativos físicos, financeiros e intangíveis. Baseado nessa proposta, calculamos o intangible capital (IC), o intangibles-drive-earnings (IDE) e os índices de desempenho para empresas do setor de serviços ao consumidor dos Estados Unidos de acordo com a disponibilidade de dados no período de 1998 a 2010. Utilizamos o modelo de dados em painel, para analisarmos simultaneamente as empresas e suas variáveis ao longo do tempo. Os resultados mostram que o comprehensive value tem uma relação positiva e significante com o Valor de Mercado e que o IC e do IDE possuem uma relação positiva e significante com as variáveis de pesquisa e desenvolvimento e dispêndio de capital, variáveis de demonstrações financeiras que são comumente usadas como proxies para os intangíveis. A pesquisa pode ser ampliada para empresas publicas onde seja possível a obtenção de variáveis oriundas de balanços e para as quais seja possível calcular o valor de mercado. Empresas públicas não podem mais ser tratadas como entidades diferenciadas de empresas privadas no que concerne a avaliação de desempenho, pois a ineficiência pública vai implicar perda de eficiência para as empresas privadas. Assim modelos como os que testamos aqui poderiam ser testados no setor público para verificar se resultados semelhantes são obtidos.

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Publicado

2011-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A influência dos ativos intangíveis na criação de valor de empresas norte-americanas do setor de serviços ao consumidor. (2011). Revista Gestão & Políticas Públicas, 1(2), 34-49. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v1p34-49