Educação Capitalista: um produto rentável na sociedade contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v9p217-234

Palavras-chave:

Educação superior, Capitalismo, Educação grega, Modernização da educação, Comercialização da educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo pensar a educação superior do estado de São Paulo diante do influente sistema capitalista. O modo como ele vem modelando práticas educativas no ensino superior é uma questão crítica devido a ‘’coisificação’’ do ser em prol da manutenção dos ideais do capitalismo. O ponto de partida para tal reflexão inicia-se sob os pilares da educação grega, perpassando pela modernização da educação ocidental durante a revolução industrial que por fim, culmina em questões atuais sobre a comercialização do ensino superior. Para fundamentar algumas indagações contemporâneas, serão utilizadas como referencial teórico dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa – INEP, referente ao número de cursos de graduação presencial no estado de São Paulo, assim como, a quantidade de matrículas efetuadas por alunos do sexo masculino e feminino, além da quantidade de concluintes dentre os mesmos durante o período de 1991 a 2015. A conclusão substancial desse exercício reflexivo evidencia que desde os primórdios da educação grega, o sistema educacional, apesar de apresentar uma proposta humanística e integral, era acessível somente aos nobres. Durante a revolução industrial a educação passou a ser oferecida as grandes massas com o propósito de formar mão de obra mercadológica, da qual ainda observamos uma forte tendência segundo os modelos atuais de educação comercial. Propomos assim, a importância de retomar valores éticos exclusivamente humanos, como o respeito ao todo e a identidade dos indivíduos, além da possibilidade de oferecer uma formação justa que não segregue ou subtraia as potencialidades dos alunos.

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Biografia do Autor

  • Allan Felippe Rodrigues Caetano, Universidade de São Paulo - USP

    Graduado em Letras-Português e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, SP, Brasil.

  • Erick Herzog de Moraes, Universidade de São Paulo

    Graduado em Psicologia e mestre em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Thamires Batello Freire, Universidade de São Paulo

    Graduada em Farmácia pela Universidade São Judas Tadeu, SP, Brasil. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo, SP, Brasil. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Fármaco e Medicamentos na Área Cosmética pela Universidade de São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação Capitalista: um produto rentável na sociedade contemporânea. (2019). Revista Gestão & Políticas Públicas, 9(2), 217-234. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v9p217-234