Docência no Ensino Superior em Tempos de Escola Sem Partido

Autores

  • Priscila Leite Gonçalves Universidade de São Paulo Autor
  • Erika Alicia Budin Bizama Universidade de São Paulo Autor
  • Giselle Pacifico Sartori Universidade de São Paulo Autor
  • Natalia Afonso Rubio Universidade de São Paulo Autor
  • Diego Rafael Betti Russo Universidade de São Paulo Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v8p178-193

Palavras-chave:

Escola sem partido, Gênero, Ensino superior, Formação de professores, Educação

Resumo

Este artigo buscou apresentar uma revisão sistemática da produção científica nacional sobre o Movimento Escola sem Partido, visando a identificar as temáticas mais frequentes da referida produção, bem como com as questões de gênero nela imbricadas, configurando um recorte específico para a discussão do impacto do Movimento Escola sem Partido na formação dos professores no Ensino Superior. Os dados foram coletados durante o mês de abril de 2018 junto ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, totalizando 31 estudos incluídos na análise qualitativa. Evidenciou-se que a produção científica na área é incipiente, e a temática de maior relevância se dá em torno da problematização e crítica do Movimento Escola sem Partido. A questão de gênero aparece de forma fragmentada e não aprofundada.

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Biografia do Autor

  • Priscila Leite Gonçalves, Universidade de São Paulo
    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IP-USP.
  • Erika Alicia Budin Bizama, Universidade de São Paulo
    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IP-USP.
  • Giselle Pacifico Sartori, Universidade de São Paulo

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical e Saúde Internacional

  • Natalia Afonso Rubio, Universidade de São Paulo
    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica do IP-USP
  • Diego Rafael Betti Russo, Universidade de São Paulo
    Doutorando do Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IP-USP

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Publicado

2018-08-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Docência no Ensino Superior em Tempos de Escola Sem Partido. (2018). Revista Gestão & Políticas Públicas, 8(1), 178-193. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v8p178-193