A Pastoral Carcerária e a Luta por Justiça e Dignidade no Sistema Prisional Brasileiro

Autores

  • Semiramis Costa-Chicareli USP Autor
  • Alessandro Soares da Silva Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v7p162-194

Resumo

Neste artigo, realizamos uma investigação qualitativa da trajetória de participação política da Pastoral Carcerária, como forma de compreender como ocorre e se desenvolve essa luta direta contra o Estado penal brasileiro. Para isso, realizamos entrevistas semi abertas com três atores da organização, por meio de um roteiro semiestruturado, e as análises foram realizadas a partir da articulação entre os referenciais teórico-metodológicos da História Oral Temática, da Análise de Discurso e do Modelo de Análiseda Consciência Política. Para abordar essa realidade na qual se desenvolve a participação política da Pastoral Carcerária, é necessária a compreensão do que significa Estado Penal, criminalização seletiva e encarceramento em massa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Semiramis Costa-Chicareli, USP

    Graduada em Psicologia, pesquisadora do Grupo de Estudos e pesquisas em Psicologia Política, Políticas Públicas e Multiculturalismo e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Alessandro Soares da Silva, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP)

    Doutor em Psicologia Social pela PUCSP,

    Docente do Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades  e do PPGPSO do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Pastoral Carcerária e a Luta por Justiça e Dignidade no Sistema Prisional Brasileiro. (2017). Revista Gestão & Políticas Públicas, 7(2), 162-194. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v7p162-194