Orçamento por desempenho: uma análise sobre a relação entre o desempenho da Secretaria de Atenção da Saúde e os recursos orçamentários alocados em suas ações.

Autores

  • Márcia Grzybowski UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Autor
  • Rogério João Lunkes Universidade Federal de Santa Catarina Autor
  • Maurício Vasconcellos Leão Lyrio Secretaria de Estado da Administração SC Autor http://orcid.org/0000-0003-2024-5008

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v6p213-233

Palavras-chave:

Orçamento, Orçamento Baseado em Desempenho, Orçamento em Saúde Pública.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a alocação de recursos orçamentários nas ações funcionais programáticas da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), que faz parte do Ministério da Saúde do Poder Executivo Federal, com vistas de verificar se o desempenho da ação é considerado no momento de alocação de recursos. O estudo segue a linha de investigação conhecida como Performance-Based Budgeting (PBB) - Orçamento Baseado em Desempenho e utiliza estatística descritiva, organizando os dados quantitativos referentes aos resultados alcançados e recursos alocados nas ações funcionais programáticas coletadas dos relatórios de gestão da SAS, no período de 2010 a 2014. Os resultados evidenciaram que não houve relação entre a eficiência do programa e a alocação de recursos para o ano seguinte, o que vem de encontro às premissas do PBB, de que os recursos devem ser alocados conforme a eficiência dos programas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcia Grzybowski, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
    Graduanda em Ciências Contábeis.
  • Rogério João Lunkes, Universidade Federal de Santa Catarina
    Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Pós-Doutorado pela Universidad de Valëncia-Espanha (2011). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Controladoria e Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, controle e sistema de informações e instrumentos como, balanced scorecard e orçamento; além de estudos ambientais.
  • Maurício Vasconcellos Leão Lyrio, Secretaria de Estado da Administração SC
    Doutor em Administração e Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Administrador na Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina, atualmente é Coordenador Técnico de Processos de Gestão e Sustentação do Poder Executivo Estadual. Possui experiência em implementação de sistemas de gestão e avaliação de desempenho, coordenação de projetos, docência e coordenação em cursos de graduação e Pós-Graduação. No âmbito acadêmico interagiu com diversos co-autores na publicação de mais de 50 artigos científicos em anais de eventos e periódicos nacionais e internacionais. Pesquisa temas relacionados à controladoria no setor público, com ênfase em planejamento e gestão estratégica, orçamento, accountability e transparência.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Orçamento por desempenho: uma análise sobre a relação entre o desempenho da Secretaria de Atenção da Saúde e os recursos orçamentários alocados em suas ações. (2016). Revista Gestão & Políticas Públicas, 6(2), 212-233. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v6p213-233