A Educação Física no Ensino Médio no “Currículo da Cidade de São Paulo”: uma leitura crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v10p327-341

Palavras-chave:

Currículo, Formação de Professores, Ensino Médio, Práticas Pedagógicas, Visão Crítica da Sociedade

Resumo

O artigo trata de uma leitura crítica do currículo da rede pública municipal para o Ensino Médio, produzido a partir da Base Nacional Comum Curricular, a ser finalizado no ano de 2020. O documento curricular apresenta um caráter progressista, mostrou-se de fácil manuseio para consulta das professoras e dos professores da rede municipal da cidade de São Paulo. Do ponto de vista dos processos formativos, parece haver uma grande demanda também por discussões de caráter filosófico, para que a proposta possa ser plenamente compreendida e implementada pelo conjunto docente. O documento traz uma fundamentação teórica marcadamente crítica em relação à sociedade contemporânea. Sua estrutura assemelha-se à da Base Nacional Curricular, trazendo a Educação Física dentro do campo de Linguagens e suas tecnologias.

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Biografia do Autor

  • Antonio Carlos Vaz, Universidade Cruzeiro do Sul

    Graduado em Educação Física pelas Faculdades Integradas de Guarulhos, Guarulhos, SP, Brasil, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, SP, Brasil. Atualmente é professor da Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Educação Física no Ensino Médio no “Currículo da Cidade de São Paulo”: uma leitura crítica. (2020). Revista Gestão & Políticas Públicas, 10(2), 327-341. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v10p327-341