Gestão Ambiental na Escola de Artes, Ciências e Humanidades: o curso, a disciplina, o profissional

Autores

  • Helene Mariko Ueno Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Autor
  • Andrea Cavicchioli Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/rgpp.v12i1.191353

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Ensino Superior, Perfil estudantil, Gestor Ambiental, Atuação profissional

Resumo

Neste artigo apresentamos o curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades em seu contexto institucional, características do curso, seus estudantes e dos gestores ambientais. Os resultados integram dados organizados por bolsistas em diversos projetos de pesquisa e mostram que o gestor ambiental é cidadão crítico que ingressa no curso acreditando em seu potencial de transformar o mundo. As áreas de interesse e atuação profissional tendem a se manter no percurso acadêmico, desde o ingresso, e incluem temas diversos em instituições públicas, privadas ou de interesse social. Isso se alinha ao gestor ambiental idealizado no Projeto Político Pedagógico do curso, e mostra a necessidade da formação interdisciplinar para atuar na gestão ambiental considerando a complexidade da origem, estudo de impactos e soluções de problemas ambientais. Apesar das dificuldades relacionadas ao processo ensino-aprendizagem e questões pessoais levarem alguns ao abandono do curso, o gestor ambiental passa a valorizá-las como desafios superados e aprendizagens importantes ou necessárias.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Abinajm, Carolina Pendl., & Paula, Lara de. (2019). Análise temática dos trabalhos de conclusão do curso de bacharelado em Gestão Ambiental da EACH/USP: relatório apresentado ao Programa Unificado de Bolsas da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo. São Paulo: PRG/USP.

Campos, Michele., Ueno, Helene Mariko., Morsello, Carla., Dias, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves. (2020). Análise do egresso de gestão ambiental EACH/USP: subsídios para avaliação contínua do projeto pedagógico e da estrutura curricular do curso. Em 28° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. São Paulo, EACH.

Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Histórico. Homepage da instituição. Acessado em 25 de setembro de 2021, de: http://www5.each.usp.br/historico/

Escola de Artes, Ciências e Humanidades. (2019). Projeto Acadêmico Institucional – Escola de Artes, Ciências e Humanidades. São Paulo: EACH.

Feronatto, Beatriz Fonda., & Ueno, Helene Mariko. (2020). Dificuldades enfrentadas pelos estudantes com matrícula reativada e reingressantes no curso de bacharelado em Gestão Ambiental na EACH/USP. Em 28° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. São Paulo, EACH.

Freitas, Lucas Henrique Toledo, Galvão, Ellen Ferreira, Campos, Michele, Ueno, Helene Mariko, Dias, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves. (2018). Perfil do ingressante no curso de bacharelado em Gestão Ambiental da EACH-USP: subsídios para avaliação contínua do projeto pedagógico e da estrutura curricular do curso. Em 1º Encontro Regional Sudeste da ANPPAS. Acessado em 30 de setembro de 2021, de: http://icongresso.anppas.itarget.com.br/arquivos/trabalhos_completos/anppas/3/488_15112018_161329.pdff

Grupo de Trabalho para Estudo e Evasão Estudantil dos Cursos de Graduação da EACH. (18/abril/2019). Estudo do Comportamento dos Alunos de Graduação de GA-EACH de 2005 a 2019 referente a Evasões, Conclusões e Ativos. São Paulo, 2019 [relatório].

Larmer, John., & Mergendoller, John. (2015). Why We Changed Our Model of the “8 Essential Elements of PBL”. Buck Institute for Education, May 2015. Homepage da instituição. Acessado em 28 de setembro de 2021, de: https://my.pblworks.org/resource/blog/why_we_changed_our_model_of_the_8_essential_elements_of_pbl

Mello-Théry, N. A. de. (2011). Meio ambiente, globalização e políticas públicas. Revista Gestão & Políticas Públicas, 1(1), 133-161. Acessado em 28 de setembro de 2021, de: https://doi.org/10.11606/rgpp.v1i1.97828

Mello-Théry, Neli Aparecida. de (2020). O campo é um laboratório para a gestão ambiental. Confins, X, 100-1245. Acessado em 28 de setembro de 2021, de: https://journals.openedition.org/confins/27859

Rocha, Luana de Souza., Campos, Michele, Feronatto., Beatriz Fonda., & Ueno, Helene Mariko. (2019). Perfil do ingressante: gestão ambiental - EACH/USP. Em 27° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. São Paulo: USP.

Rocha, Luana de Souza., & Ueno, Helene Mariko. (2020). Perfil do ingressante no curso de bacharelado em Gestão Ambiental da EACH/USP. Em 28° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. São Paulo: USP.

Rocha, Luana de Souza., & Campos, Michele. (2021). Perfil do ingressante no curso de bacharelado em Gestão Ambiental da EACH/USP: relatório apresentado ao Programa Unificado de Bolsas da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo. São Paulo: PRG/USP.

Ueno, Helene Mariko. (2016). Estudos de caso em Toxicologia Ambiental. Em Anais do 2º Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo. Piracicaba: USP.

Ueno, Helene Mariko., & Schiesari, Luís César. (2017). Da ecologia à saúde pública: Aedes aegypti como modelo de estudo para Gestão Ambiental. Em Livro de Resumos: Semana da Ciência e Tecnologia - EACH 2017. São Paulo: EACH.

Universidade de São Paulo. (2019). Resolução CoG, CoCEx e CoPq n. 7788. Homepage da instituição. Acessado em 25 de setembro de 2021, de: http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-cog-cocex-e-copq-no-7788-de-26-de-agosto-de-2019

Universidade de São Paulo. (2020). Anuário Estatístico. Homepage da instituição. Acessado em 25 de setembro de 2021, de: https://uspdigital.usp.br/anuario/

Downloads

Publicado

2022-08-21

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Gestão Ambiental na Escola de Artes, Ciências e Humanidades: o curso, a disciplina, o profissional. (2022). Revista Gestão & Políticas Públicas, 12(1), 129-145. https://doi.org/10.11606/rgpp.v12i1.191353