O que fazer da pedra e cal? A experiência de ensino de políticas de cultura no Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo

Autores

  • André Fontan Köhler Universidade de São Paulo Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v2p94-115

Resumo

O trabalho apresenta e discute a disciplina políticas de cultura do Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas, em 2012, que versou sobre as políticas patrimoniais brasileiras. Cara a essa experiência de ensino é a noção de que, no campo da agenda governamental e políticas públicas, há um contraste entre a importância (conceitual e formal) e a falta de importância (real e efetiva) do patrimônio histórico e artístico nacional. Além disso, a temática não é devidamente abordada nos bacharelados de gestão e políticas públicas, nem conta com suficiente literatura analítica, histórica e de estudos de caso, no Brasil. O trabalho apresenta, como objetivo-fim, avaliar a disciplina, no que tange sua contribuição à formação de discentes de Gestão de Políticas Públicas e do Bacharelado em Lazer e Turismo. A metodologia de pesquisa consistiu em, além de revisar a experiência de lecionar a disciplina, entrevistar cinco discentes matriculados(as) - três aprovados(as) e dois(uas) reprovados(as). O artigo revela que a disciplina teve os seguintes méritos: a) a mescla de alunos(as) de Gestão de Políticas Públicas e Lazer e Turismo; b) a oportunidade de os(as) discentes descobrirem uma área até então ignorada no supracitado campo; e c) ter propiciado aos(às) discentes a reflexão sobre o conceito de nacional, travando contato com seu lado formativo e simbólico. Como pontos negativos, destacam-se os seguintes: a) a atuação profissional na área ainda não é avaliada como promissora e atrativa pelos(as) discentes; b) a disciplina careceu de maior contato com gestores(as) públicos(as) com atuação na área patrimonial, através de aulas e palestras; c) parte do corpo discente não teve o necessário empenho na disciplina; e d) a viagem técnica deveria ter contemplado, ao invés de Iguape, uma cidade patrimonial que melhor retrata os problemas comuns ao patrimônio cultural brasileiro.

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Biografia do Autor

  • André Fontan Köhler, Universidade de São Paulo
    Professor doutor do Curso de Bacharelado em Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

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Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O que fazer da pedra e cal? A experiência de ensino de políticas de cultura no Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo. (2012). Revista Gestão & Políticas Públicas, 2(1), 94-115. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v2p94-115