Capoeira, herdeira da diáspora negra do Atlântico: de arte criminalizada a instrumento de educação e cidadania

Autores

  • Mônica Guimarães Teixeira do Amaral Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Valdenor Silva dos Santos Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p54-73

Palavras-chave:

capoeira, resistência do negro, história negada, cultura ancestral e contemporânea, ensino culturalmente relevante

Resumo

O artigo apresenta a capoeira como uma expressão estética e de luta que remonta à ancestralidade afro-brasileira, capaz de transmitir, por meio do jogo e de suas músicas, os conteúdos negados da história e cultura do negro no Brasil. Enfatiza, não apenas a importância de seu reconhecimento como profissão, mas sua relevância histórica, cultural e política para a formação das novas gerações. Discussões sobre temas, como a luta por reconhecimento, sustentada por Axel Honneth e a fenomenologia do brasileiro, apresentada por Vilém Flusser, bem como a história do escravizado e de suas lutas de resistência, sobretudo no final do século XIX, fundamentam os caminhos percorridos nas oficinas de capoeira em sala de aula. A ideia é apresentar a capoeira como um exemplo vivo e atual da tradição afro-brasileira para um ensino culturalmente relevante.

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Biografia do Autor

Mônica Guimarães Teixeira do Amaral, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Professora associada do departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Valdenor Silva dos Santos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Jornalista, formado em Rádio e TV e Mestre Capoeira há 45 anos. Foi Presidente da Federação Paulista de Capoeira, entre 1993 e 2005. Mestrando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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Publicado

2015-11-13

Como Citar

Amaral, M. G. T. do, & Santos, V. S. dos. (2015). Capoeira, herdeira da diáspora negra do Atlântico: de arte criminalizada a instrumento de educação e cidadania. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, (62), 54-73. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p54-73

Edição

Seção

Artigos