Capoeira, herdeira da diáspora negra do Atlântico: de arte criminalizada a instrumento de educação e cidadania
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p54-73Palavras-chave:
capoeira, resistência do negro, história negada, cultura ancestral e contemporânea, ensino culturalmente relevanteResumo
O artigo apresenta a capoeira como uma expressão estética e de luta que remonta à ancestralidade afro-brasileira, capaz de transmitir, por meio do jogo e de suas músicas, os conteúdos negados da história e cultura do negro no Brasil. Enfatiza, não apenas a importância de seu reconhecimento como profissão, mas sua relevância histórica, cultural e política para a formação das novas gerações. Discussões sobre temas, como a luta por reconhecimento, sustentada por Axel Honneth e a fenomenologia do brasileiro, apresentada por Vilém Flusser, bem como a história do escravizado e de suas lutas de resistência, sobretudo no final do século XIX, fundamentam os caminhos percorridos nas oficinas de capoeira em sala de aula. A ideia é apresentar a capoeira como um exemplo vivo e atual da tradição afro-brasileira para um ensino culturalmente relevante.Downloads
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Publicado
2015-11-13
Edição
Seção
Artigos
Licença
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Como Citar
Amaral, M. G. T. do, & Santos, V. S. dos. (2015). Capoeira, herdeira da diáspora negra do Atlântico: de arte criminalizada a instrumento de educação e cidadania. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 62, 54-73. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p54-73