Voz e memória cultural em Litoral: Reseña de una vida inútil (1926- 1959), de Luis Palés Matos

Autores

  • Alejandra Josiowicz Casa de Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i63p67-85

Palavras-chave:

Luis Palés Matos, memória coletiva, cultura antilhana, sonoridade

Resumo

O artigo propõe uma análise da questão da sonoridade em uma seleção dos escritos do poeta porto-riquenho Luis Palés Matos (1898-1959) através da relação com a me­mória coletiva das Antilhas. Examino a impor­tância da musicalidade em dois níveis diferen­tes: no nível da forma estética – na sonoridade, no ritmo – e no nível das representações sociais e políticas – na cultura popular, de herança africana e mestiça, até então considerada mar­ginal. Esses dois níveis do fenômeno musical apontam para a vontade do escritor de trans­formar a relação entre o discurso estético e a coletividade por meio da criação, no marco do Porto Rico moderno, de uma nova compreen­são da cultura, da língua e dos rituais religiosos das Antilhas. 

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Publicado

2016-04-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Josiowicz, A. (2016). Voz e memória cultural em Litoral: Reseña de una vida inútil (1926- 1959), de Luis Palés Matos. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 63, 67-85. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i63p67-85