Voz e memória cultural em Litoral: Reseña de una vida inútil (1926- 1959), de Luis Palés Matos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i63p67-85Palavras-chave:
Luis Palés Matos, memória coletiva, cultura antilhana, sonoridadeResumo
O artigo propõe uma análise da questão da sonoridade em uma seleção dos escritos do poeta porto-riquenho Luis Palés Matos (1898-1959) através da relação com a memória coletiva das Antilhas. Examino a importância da musicalidade em dois níveis diferentes: no nível da forma estética – na sonoridade, no ritmo – e no nível das representações sociais e políticas – na cultura popular, de herança africana e mestiça, até então considerada marginal. Esses dois níveis do fenômeno musical apontam para a vontade do escritor de transformar a relação entre o discurso estético e a coletividade por meio da criação, no marco do Porto Rico moderno, de uma nova compreensão da cultura, da língua e dos rituais religiosos das Antilhas.
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Publicado
2016-04-29
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Josiowicz, A. (2016). Voz e memória cultural em Litoral: Reseña de una vida inútil (1926- 1959), de Luis Palés Matos. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 63, 67-85. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i63p67-85