A questão do popular na música da Amazônia paraense da primeira metade do século XX

Autores

  • Antonio Maurício Dias da Costa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i63p86-102

Palavras-chave:

Amazônia paraense, música popular, folclore, mercado de entretenimento

Resumo

O presente estudo aborda a ativi­dade musical de artistas paraenses da primei­ra metade do século XX, centrado na reflexão sobre os sentidos de “popular” ensejados na repercussão da atuação intelectual e artística desses sujeitos. As pistas investigadas no tra­balho foram coletadas em periódicos, regis­tros memorialísticos e ensaios de folcloristas, dentro do recorte cronológico selecionado. Os dados indicam a conformação de dois campos de atuação musical nesse período, em que se inseriram músicos-folcloristas e músicos po­pulares profissionais. O texto analisa a invoca­ção de diferentes sentidos nas criações destes músicos, no contexto amazônico, em torno de classificações como música folclórica, música popular e música artística.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Maurício Dias da Costa, Universidade Federal do Pará
    ANTONIO MAURÍCIO DIAS DA COSTA é professor de Antropologia Histórica da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Downloads

Publicado

2016-04-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Costa, A. M. D. da. (2016). A questão do popular na música da Amazônia paraense da primeira metade do século XX. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 63, 86-102. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i63p86-102