Entre o diálogo e a discordância: um debate sobre as teses de Roberto Mangabeira Unger

Autores

  • William Melo
  • Fabiana Malha Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i63p202-218

Palavras-chave:

alternativas institucionais, democracia, sociedade brasileira

Resumo

Este artigo apresenta as principais teses do pensador Roberto Mangabeira Unger relacionadas a uma interpretação dos novos parâmetros da democracia ocidental, das insti­tuições e da sociedade brasileira como um todo. Também desenvolve um diálogo com o autor, questionando alguns dos seus fundamentos. Mangabeira, ao pretender requalificar o de­bate sobre a democracia, a partir da adoção de novas alternativas institucionais, coloca-se num viés experimentalista. Utilizando-se de pressupostos marxistas numa mistura com pressupostos schumpeterianos, este autor é qualificado, nas palavras de Anderson (1992), como: “um profeta do primeiro mundo, a partir de uma abordagem filosófica do terceiro mun­do”. É nesse sentido que compreender suas teo­rias e dialogar/discordar tornam-se objetivos chaves deste trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • William Melo
    WILLIAM MELO é doutorando em Ciência Política (Unicamp); mestre em Administração Pública (FGV); graduado em Ciências Sociais (UFF) e professor colaborador da FGV-IDE, UFRJ e CEDERJ/CEFET-RJ. (Niterói, Rio de Janeiro, Brasil).
  • Fabiana Malha Rodrigues
    FABIANA MALHA RODRIGUES é pós-doutora em Educação (UFMG); doutora em História (UFF); mestre em História (UFF); graduada em História (UFF) e professora do CEPERJ. (Niterói, Rio de Janeiro, Brasil).

Downloads

Publicado

2016-04-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Melo, W., & Rodrigues, F. M. (2016). Entre o diálogo e a discordância: um debate sobre as teses de Roberto Mangabeira Unger. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 63, 202-218. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i63p202-218