Sérgio Milliet: Críticas a Anita Malfatti

Autores

  • Renata Gomes Cardoso Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i63p219-234

Palavras-chave:

Crítica de Arte, Sérgio Milliet, Anita Malfatti, Arte Moderna, Modernismo, Escola de Paris

Resumo

A pintura de Anita Malfatti foi co­mentada por diversos escritores, destacando-se entre eles Mário de Andrade, amigo que sempre a defendeu no âmbito do modernismo no Bra­sil, em críticas publicadas ou em cartas. Além de Mário de Andrade e de Oswald de Andrade, outro escritor que avaliou a produção da artis­ta foi Sérgio Milliet, figura muito significativa naquele contexto, tanto por ter contribuído com artigos para diversos jornais e revistas, quanto por ter viabilizado o contato dos artis­tas e escritores brasileiros com personalidades relevantes do ambiente cultural francês. Este artigo apresenta e discute a recepção crítica de Sérgio Milliet aos trabalhos de Anita Malfatti, através de comentários publicados em artigos e livros ou proferidos em cartas. O objetivo da discussão é verificar como as transformações na pintura da artista foram interpretadas pelo autor na década de 1920 e consecutivamente, quando houve uma preocupação maior em escrever uma história do modernismo no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata Gomes Cardoso, Universidade de São Paulo

    Renata Gomes Cardoso é pós-doutoranda no Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP), pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte e PNPD/Capes; doutora em Artes, na área de Artes Visuais - Fundamentos Teóricos das Artes, pelo Instituto de Artes da UNICAMP e Mestre em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Atuou como Professora Dra. contratada na EACH-Escola de Artes Ciências e Humanidades da USP, ministrando a disciplina Arte, Literatura e Cultura no Brasil. 

Downloads

Publicado

2016-04-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cardoso, R. G. (2016). Sérgio Milliet: Críticas a Anita Malfatti. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 63, 219-234. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i63p219-234