Rap nacional: a juventude negra e a experiência poético musical em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i64p183-200Palavras-chave:
Adolescente, afrodescendente, rap nacional, oralidade, estética, reconhecimentoResumo
Este artigo se destina à reflexão acerca da utilização do rap nacional no ambiente escolar a partir de sua estética e discurso, como meio de problematizar junto aos jovens a história da escravidão do Brasil, bem como a disseminação e perpetuação do preconceito racial na sociedade brasileira. Serão abordadas algumas experiências realizadas com adolescentes em oficinas baseadas no rap, referentes a pesquisas de campo que fizeram parte de um Projeto de Pesquisa de Políticas Públicas. Será discutido em que medida o rap, constituído de múltiplas linguagens, tais como a oralidade, a música e a expressão corporal, pode contribuir para os processos de formação do jovem afrodescendente e morador da periferia de São Paulo e para a afirmação da sua identidade pela via do reconhecimento.
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