Candian: o último caipira

Autores

  • Vitor Sartori Cordova Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP
  • Jane Victal Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i68p164-186

Palavras-chave:

Bairro rural, caipira, tradição oral

Resumo

O artigo reúne algumas peculiaridades de um ser humano identificado na antropologia como caipira. Em seu âmago existencial,  reúnem-se particularidades como a relaçãocom o bairro rural, o mutirão e os cânticos do cururu. Dessa forma, partindo dos documentos iconográficos do historiador e intelectual Ernani Silva Bruno disponíveis no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP) e dos estudos do sociólogo e literato Antonio Candido, o presente trabalho intenta demonstrar as ações e relações sociais dessa cultura na cidade de Iracemápolis por meio dos hábitos cotidianos do senhor Candian, membro responsável pela transmissão do modo de vida tradicional do campo na zona urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Sartori Cordova, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP

Sociólogo, mestre em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e doutorando do programa de Pós-Graduação em Urbanismo da PUC-Campinas.

Jane Victal, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP

Arquiteta e urbanista, pós-doutora no King’s College London e professora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da PUC-Campinas.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

Cordova, V. S., & Victal, J. (2017). Candian: o último caipira. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, (68), 164-186. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i68p164-186

Edição

Seção

Artigos