Entreviver – desafios cosmopolíticos contemporâneos

  • André Bailão Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP)
  • Jamille Pinheiro Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP)
  • Joana Cabral de Oliveira Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Campinas, SP)
  • Marisol Marini Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP)
  • Renzo Taddei Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, Santos, SP)
  • Stelio Marras Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP)
Palavras-chave: antropologia, entreviver, react

Resumo

O dossiê que integra esta edição é fruto da proposta e dos debates transcorridos na VI Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia – ReACT, realizada entre os dias 16 e 19 de maio de 2017 no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP). Idealizadas e realizadas por uma rede fundada em 2013, que congrega grupos de pesquisa de diversas instituições em torno da antropologia da ciência e da tecnologia no Brasil, as reuniões bienais têm crescido e abarcado cada vez mais pesquisadores e temáticas. Não foi diferente com o tema “Entreviver” da VI ReACT, cujas apresentações nas conferências e mesas estão na maior parte publicadas neste dossiê.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Bailão, Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP)

Doutorando em Antropologia Social na USP e pesquisador dos grupos Etno-História do Departamento de Antropologia da USP e Laboratório de Estudos Pós-Disciplinares (Lapod/IEB/USP).

Jamille Pinheiro, Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP)
Doutora em Letras Modernas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) e pesquisadora do Lapod/IEB/USP.
Joana Cabral de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Campinas, SP)
Professora de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), cocoordenadora do Lapod/IEB/USP e membro-pesquisador do Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena (CPEI/Unicamp).
Marisol Marini, Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP)
Doutora em Antropologia pela FFLCH/USP, pesquisadora do Lapod/IEB/USP e do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (Numas/USP).
Renzo Taddei, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, Santos, SP)
Professor de Antropologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde coordena o Laboratório de Pesquisas em Interações Sociotecnicoambientais (Lista), e membro do Lapod/IEB/USP.
Stelio Marras, Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP)
Professor de Antropologia do IEB/USP, cocoordenador do Lapod/IEB/USP e membropesquisador do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA/USP).
Publicado
2018-04-27
Como Citar
Bailão, A., Pinheiro, J., Oliveira, J., Marini, M., Taddei, R., & Marras, S. (2018). Entreviver – desafios cosmopolíticos contemporâneos. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, (69), 13-23. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i69p13-23
Seção
Editorial