Sobre a vida multiespécie

Autores

  • Felipe Süssekind Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i69p159-178

Palavras-chave:

Multiespécie, vida, animal, ecologia

Resumo

O artigo a seguir apresenta uma discussão sobre a ideia de uma vida mult iespécie, através de dois passos. O primeiro deles se refere a um questionamento do dispositivo antropocêntrico que opera no pensamento antropológico, discutindo seu processo recorrente de delimitação da vida humana como uma vida qualificada, polít ica, em detrimento da vida animal como desqualificada, mecânica. O segundo passo indica elementos constitutivos de um pensamento ecológico que não se subordina ao tipo de reducionismo presente na oposição clássica entre cultura e natureza. A partir desses dois passos, o termo multiespécie é discutido em função do diagnóstico do esgotamento do aparato conceitual fundado no exclusivismo do humano e na ideia da natureza como um pano de fundo para as ações humanas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Felipe Süssekind, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ)
    Professor da área de Antropologia Cultural do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Downloads

Publicado

2018-04-27

Edição

Seção

Dossiê de Antropologia: Entreviver – desafios cosmopolíticos contemporâneos

Como Citar

Sobre a vida multiespécie. (2018). Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 69, 159-178. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i69p159-178