Quatro sambas de Orfeus e um pouco mais

Autores

  • Marina Bonatto Malka Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carlos Augusto Bonifácio Leite Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i70p104-120

Palavras-chave:

Samba; Orfeu da Conceição; Orfeu negro; bossa nova

Resumo

Este artigo consiste na análise de algumas canções (de Vinicius de Moraes e Tom Jobim) da peça Orfeu da Conceição (1956), de Vinicius de Moraes, e da adaptação da  peça ao cinema, Orfeu negro (1959), de Marcel Camus (canções de Vinicius, Tom, Luiz Bonfá e Antônio Maria). Diversos ritmos são encontrados (samba-canção, frevo,  pontos de macumba); uma difusão inédita de ritmos brasileiros. Após o filme, as canções se celebrizaram, sendo regravadas pela bossa nova e mimetizadas pelos  músicos de jazz americanos nos anos 1960. É inegável a importância dos álbuns, consagrando principalmente Vinicius de Moraes no panorama internacional. Neste artigo  bserva-se a diferença entre as canções dos álbuns e as que surgiriam a seguir, como uma das raízes primordiais da música popular brasileira das décadas seguintes.

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Biografia do Autor

Marina Bonatto Malka, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista Capes.

Carlos Augusto Bonifácio Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Literatura Brasileira do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS.

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

Malka, M. B., & Leite, C. A. B. (2018). Quatro sambas de Orfeus e um pouco mais. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, (70), 104-120. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i70p104-120

Edição

Seção

Dossiê "Samba: 1917-2017"