Candeia, o projeto Quilombo e a militância antirracista nos anos 1970

Autores

  • David Treece King’s College London

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i70p166-188

Palavras-chave:

Samba; antirracismo; quilombo; Candeia; resistência

Resumo

Ao participar da ressurgência da militância antirracista em meados da década de 1970, o Grêmio Recreativo de Arte Negra Escola de Samba Quilombo, fundado pelo  compositor e cantor Antônio Candeia Filho, se inspirava no grande exemplo histórico da resistência negra, ou seja, as comunidades de escravos rebeldes chamadas  quilombos. Este ensaio reavalia as perspectivas do projeto Quilombo em relação ao antirracismo e à política identitária negra, e mostra como, no auge da ditadura  militar, ele propunha uma visão progressista e democrática da resistência enquanto projeto criativo coletivo – tipificado culturalmente pela escola de samba comunitária  e pela prática improvisatória colaborativa do samba de partido-alto –, que colocava no centro do seu ideário as tradições estéticas e filosóficas negras, ao passo que atravessava de  aneira inclusiva as fronteiras raciais de cor.

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Biografia do Autor

  • David Treece, King’s College London

    Professor titular da Cátedra Camões do Departamento de Estudos Espanhóis, Portugueses e Latino-Americanos  a King’s College London (KLC, Reino Unido) e membro do King’s Brazil Institute.

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Publicado

2018-08-31

Edição

Seção

Dossiê "Samba: 1917-2017"

Como Citar

Treece, D. (2018). Candeia, o projeto Quilombo e a militância antirracista nos anos 1970. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 70, 166-188. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i70p166-188