Livro traz inventário inédito da produção literária brasileira sobre a ditadura

Autores

  • Anna Faedrich Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i70p292-296

Palavras-chave:

ditadura brasileira, repressão de 1968, arquivo

Resumo

A literatura como arquivo da ditadura brasileira, da pesquisadora e professora da Universidade Federal Fluminense Eurídice Figueiredo, revisita o tema da ditadura e da  repressão vividas nos anos 1968, por um lado, por meio da análise de textos literários que registraram a experiência desse trauma coletivo, funcionando como verdadeiros arquivos, e, por outro lado, revela o testemunho da própria autora sobre o exílio forçado por perseguições. É um livro fundamental no atual cenário literário  brasileiro de proliferação de narrativas sobre a ditatura. A combinação entre objetividade e subjetividade, análise crítica da literatura e da realidade, pesquisa acadêmica  e relato pessoal, arqueologia literária e memória, dá ao livro um tom peculiar. Dedicada a todos os netos da geração de 1968, incluídos os da autora, a obra inicia com  epígrafes significativas, que falam sobre o real ficcionalizado, a escrita de um trauma e a história da ditadura militar no Brasil, dialogando com reflexões já realizadas por  Jacques Rancière, Maria Rita Kehl, Elio Gaspari e Bernardo Kucinski. Dividida em quatro capítulos, dá o testemunho sobre os tempos difíceis (sobre)vividos na geração 1968.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anna Faedrich, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professora adjunta do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ), professora  colaboradora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Brasileira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tutora da disciplina Literatura Comparada da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2018-08-31

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Faedrich, A. (2018). Livro traz inventário inédito da produção literária brasileira sobre a ditadura. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 70, 292-296. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i70p292-296